Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 13/07/2022
Nova Petrópolis
RESOLUÇÃO
Está prevista para hoje a votação da resolução Nº 001/2022 na Câmara de Vereadores. Esta resolução, se for aprovada pelo plenário, implicará em uma pena de 30 dias de suspensão ao vereador Tarcísio Brescovit. É o popular gancho, que está relacionado a supostos atos de quebra de decoro parlamentar de Bresco no mês de março.
FALTA DE DECORO
Na época, o vereador do Patriota levou um grupo de pessoas para a tribuna da Câmara durante uma sessão ordinária. Até crianças faziam parte desse grupo e pelo que se sabe, o promotor de Nova Petrópolis estava buscando mais informações acerca desse caso. Então além do gancho de 30 dias, Bresco ainda pode ter que responder fora da Câmara.
VOTAÇÃO
Mas no caso da resolução que pode suspender o mandato de Bresco por 30 dias, primeiro será necessário aguardar a votação. Se a resolução for rejeitada, Bresco não sofre a pena. É difícil saber como será o voto de cada vereador e também não sabemos se a votação será secreta ou aberta. O ideal é que soubéssemos como cada um votou. E isso independe da votação ser secreta ou não. Basta que os vereadores anunciem o seu voto antes ou depois de depositá-lo na urna.
ABSTENÇÃO
Outro ponto que ainda não está claro é se o próprio vereador Bresco poderá votar. Ele é parte do processo. Ou seja, o ideal é que ele não votasse. Afinal, tem interesse pessoal no resultado.
PRECEDENTES
Na legislatura passada já teve vereador de Nova Petrópolis pegando gancho de 30 dias. Foi Claudio Gottschalk, por causa do episódio das chinelonas, como ficou conhecido. Outro caso ocorrido não teve o mesmo desfecho. Ceará chegou a ser preso por embriaguez ao volante depois de se envolver em um acidente de trânsito. E a Câmara de Vereadores, nada. Se não me engano, neste caso sequer o processo chegou a ser aberto.
REPUTAÇÃO
É bom os vereadores de Nova Petrópolis terem essa noção muito clara. Dependendo da decisão que tomarem, podem estar manchando não só a sua própria reputação, mas do Legislativo de Nova Petrópolis como um todo.
MÁSCARAS
Vale lembrar que toda essa história envolvendo Bresco e a suspensão que ele pode pegar aconteceu porque ele era contra o uso da máscara. Ele fez todo aquele agito na tribuna da Câmara, já sabendo que o governo do Estado estava prestes a liberar a máscara, como realmente aconteceu um dia depois. O nome disso é oportunismo.