Conecte-se conosco

Geral

Caminhoneiros da região estão presos por nevasca entre o Chile e a Argentina

18/07/2022 - 13h51min

A intensa nevasca que atinge a fronteira entre Argentina e Chile, está impedindo centenas de caminhoneiros brasileiros de transitarem. Entre os cerca de 300 gaúchos presos na neve, de acordo com a Federação dos Caminhoneiros Autônomos do RS (Fecam-RS), três moradores da região relatam as dificuldades e o período difícil que estão tendo de enfrentar.

Marino Sachmitc (52 anos, de Dois Irmãos), Paulo Henrique Sant’anna Antunes (48 anos, Nova Petrópolis) e Zauri Ribeiro (49 anos, de Presidente Lucena) estão há 20 dias na estrada, sendo 10 deles parados na cidade argentina Las Lajas, localizada na província de Neuquén.

De acordo com Paulo, eles aguardam a liberação do trânsito para seguir viagem até Coronel e Concepción, no Chile. “Estamos esperando a abertura da fronteira. Há 19 anos não nevava como agora. Aqui a neve chegou a 6 metros de altura e nos pontos críticos, a mais de 10 metros”, relata.

O motorista conta que alguns chegaram a ser liberados, mas não conseguiram seguir a viagem. “Sexta autorizaram 120 caminhões, mas o gelo estava muito intenso e retornaram, porque não tinha condições de passar”, disse Paulo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.