Notícias
Vivências da Colônia celebra as tradições e culturas locais de Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Gerações se uniram para celebrar a cultura através do 2º Vivências da Colônia durante o sábado, 23, no Centro de Eventos. A celebração foi alusiva ao Dia do Colono e Motorista e, também, aos 198 anos de Imigração Alemã.
Ao longo de todo o dia teve muita música, grupos folclóricos, recitais de poesia, jogos de bocha, ambientes temáticos e brinquedos infláveis, de forma a envolver todas as idades. Tudo remetendo à tradição alemã e gaúcha.
Além disso teve a Feira onde foi possível adquirir diversas opções oriundas dos produtores e artesãos locais, assim como ocorre todas as manhãs de sábado. Pães, cuca, embutidos, frutas, verduras e muito mais.
Um evento de todos e para todos
O Vivências tem por objetivo reconhecer a importância destas duas classes cruciais para a sociedade. E a homenagem foi feita da mesma forma, através de quem é do Teewald. Ou seja, cultivando o espírito de pertencimento da comunidade.
De acordo com a prefeita Mara Stoffel (PDT), a ação foi feita junto à Feira do Produtor para a valorização do que é local. “Percebemos que o pessoal gostou das atrações que são da nossa gente. E esta valorização, a de pertencer dentro de um todo, é muito gratificante”, disse, parabenizando todos os colonos e motoristas que, nesta segunda-feira, 25, têm sua importância reconhecida.
O secretário de Agricultura, Jaime Morschel, destacou que o evento foi um sucesso e agradeceu a todas as pessoas que vieram prestigiar e comemorar a data, pontuando os parceiros da organização (Secretaria de Agricultura, Comércio e Turismo, Emater e feirantes). “Em nome da Secretaria da Agricultura quero homenagear a todos os colonos e motoristas por esta data. São duas classes que não medem esforços para colocarem o alimento na mesa de milhares de pessoas todos os dias, faça chuva ou sol, frio ou calor. Sem colono e motorista não têm café, nem almoço e nem janta. Então, valem todo nosso respeito e precisam ser valorizados cada vez mais. A eles, muito sucesso, muita coragem e determinação nesta época difícil”.
O secretário de Turismo, Marcos Cessar Stoffel, avaliou que a população aderiu à ideia proposta. “Não nos esquecemos do Dia do Colono e Motorista, mas temos que lembrar deles o ano inteiro, pois sem agricultura não temos nada na mesa, e, sem o motorista, nada é transportado pelo Brasil. Eu e o Jaime estamos à frente e estou muito feliz”.