Colunistas
Raul Petry – 28/07/2022
Panela de Pressão
VICE
O prefeito Martin está de férias. Sempre que perguntam quem vai ser o sucessor desta gestão, respondo que não sei. Entretanto, geralmente é o vice que pega a boquinha. Se por acaso Marcelo for o candidato a ser apoiado pelo prefeito e, se se eleger, será por causa do apoio do prefeito. Todo mundo reconhece que Marcelo Fröhlich é um sujeito culto e preparado. Todavia, para se eleger ele tem que ter voto. E voto provavelmente ele não tem.
MÉDIA
Para qualquer candidato se eleger tem que cativar a simpatia do povo. O que mais os políticos fazem é serem um patrãozinho simpático às causas do funcionalismo. O Brasil é o país da pressão. Isso vale principalmente no mundo público. Geralmente os políticos cedem para serem simpáticos aos funcionários públicos, mas eles estão mirando o foco errado. Funcionário público não elege ninguém. É 95% da população que elege os candidatos. Vejam só: mais de 50% dos funcionários da Prefeitura de Ivoti nem são daqui e votam em outros municípios.
FESTIVAL
Um dos meus vendedores de Novo Hamburgo voltou ontem de lá admirado com a quantidade de comentários que ouviu das pessoas sobre o Festival da Cachaça. Eles sabem que é daqui e aproveitam para matar a curiosidade sobre o evento. Em poucos anos será um dos maiores eventos de Ivoti. Estamos descobrindo em que somos bons. Não podemos competir com Gramado e a serra em geral. Estamos aqui embaixo na encosta da serra. Por isso temos a vantagem de estarmos mais perto do grande público. De qualquer cidade da grande Porto Alegre até Ivoti é um pulinho. Num piscar de olhos o sujeito está em Ivoti e já respira o ar da serra. Então eventos neles e vamo que vamo.
DE SE LAMENTAR
Não sei o que se passou pela cabeça de nossos governantes quando escolhem palmeiras para plantar nos logradouros públicos e embelezar a cidade. Palmeira não tem nada a ver com a nossa cultura europeia. Se no lugar de cada palmeira tivéssemos plantado plátanos ou liquidambar, das árvores oriundas da Europa, seria muito mais bonito. No outono, então, nem se fala. Nossas cidades estariam coloridas com as tonalidades amareladas e roxas das duas espécies. De qualquer forma, tomara que a partir de agora mudem de opinião. Os produtores de mudas devem disponibilizar muito mais palmeiras do que as duas árvores mencionadas. Entretanto, tem floricultura onde se consegue qualquer uma das duas espécies. Vamos trocar o nordeste brasileiro com suas palmeiras por plátanos e liquidambar a partir de agora? Que tal?
AUMENTO
Os seguros de um modo geral aumentaram de preço. Cai a criminalidade, o furto de veículos e os seguros aumentam? As duas coisas não tem uma relação direta ou estamos na mão de monopólios que dominam o mercado?