Conecte-se conosco

Geral

Casa Inteligente é defendida em tese de mestrado por morador de Ivoti

28/07/2022 - 12h04min

Atualizada em 28/07/2022 - 12h08min

O empresário com os equipamentos instalados no seu escritório 
Por Cândido nascimento
Sistema está dimensionado para a recém-chegada tecnologia 5G

Ivoti – O empresário Elio Barcelos, 51 anos, que desde 1995 atua com a sua empresa (Quasars) na área de energia solar, automação off e on grid e também com energia eólica, obteve êxito ao apresentar projeto sobre o desenvolvimento de uma multiplataforma para automação de micro usina de eletricidade e tracker solar.

O Relatório Técnico foi apresentado e aprovado nesta semana como requisito para a obtenção do título de Mestre em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, na Universidade Feevale. Ele defendeu a questão sobre a Casa Inteligente, através da Tecnologia Intermet das Coisas (IOT). Por esse sistema, através de App com comando de voz Alexa ou Google, abre e fecha portões eletrônicos, equipamentos de ar-condicionado e até o ligar e desligar de uma cafeteira através de um sistema robótico.

Essa tecnologia foi empregada na Usina Solar doada à Universidade Feevale pela Quasars, através de um convênio assinado com a minha empresa, com sede em Ivoti”, explica o empresário e agora mestre na Tecnologia de Materiais e Processos Industriais.

Elio Barcelos faz um agradecimento especial ao professor, Dr. Josimar Souza Rosa (Orientador), e ao estudante, e agora engenheiro eletrônico, Mathias Samuel Novak, pelo apoio no projeto. No escritório da empresa a tecnologia está ligada no sistema off grid, e aborda o desenvolvimento do tracker e uso da tecnologia IOT. Resume-se numa placa eletrônica desenvolvida na Feevale, com uso de um microprocessador, sendo que os dados são armazenados na nuvem.

Esse equipamento faz um rastreamento solar de manhã à noite, e aumenta a eficiência solar em 26%, pois em cada 100 placas se economiza 26”, resume o empresário. Esse projeto iniciou há 10 anos, com foco no agronegócio e se adequa à indústria 4.0 e tecnologias 2.4 e 5G.

É um assunto inédito não só para Ivoti, mas para o Rio Grande do Sul, o Brasil e até para a América Latina, em termos de defesa de Mestrado, e me sinto lisonjeado com esse trabalho, com o desafio de ir para o Doutorado no segundo semestre”, destaca. O objetivo da conclusão desse trabalho é proporcionar à comunidade usar tecnologias da Casa Inteligente na economia de energia, usando a energia renovável ou não.

Pois, em dezembro de 2022 termina o desconto integral sobre a energia, que passará a ser taxada a partir de 2023. A Quasar decidiu, a partir desse trabalho, colocar o tracker na linha de produção quer proporcionará a redução efetiva de 26% na aquisição de placas”, finaliza o empresário.

Elio com o professsor Josimar e o engenheiro eletrônico Mathais Samuel Novac, com o equipamento montado na Feevale

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.