Geral
Idosa faz sucesso com brincadeiras e bom humor nas redes sociais
Por Cândido Nascimento
Odila tem mais de 40 mil seguidores no TikTok
Ivoti – O casal é engraçado mesmo, não só nas redes sociais mas pessoalmente. Quem posta os vídeos bem-humorados é Odila Peres Funke, 64. O esposo Guiomar, 68, ou simplesmente Funke, é quem interage em alguns deles. O mais visto, com 2,7 milhões de visualizações tem a presença do marido da aposentada, que já curtia as redes, mas decidiu aumentar as postagens durante a pandemia
Como surgiram
Odila já fazia alguns vídeos e postava no Facebook e as pessoas comentavam e achavam engraçado. Depois recebeu a sugestão de entrar em outras plataformas como o YouTube, Instagram e TikTok.
Ela tem mais de 3 milhões de visualizações, 1,1 milhão de curtidas e 41.300 seguidores no TikTok, além de dois mil amigos no Facebook. “Eu gosto de fazer vídeos para alegrar as pessoas. Comecei fazendo brincadeiras na firma, comia bergamota e as pessoas ficavam com fome e me pediam, aí eu dava limão para eles e quasse morria de rir”, comenta a idosa.
Odila tem vários vídeos. O mais famoso é o que canta uma música e dá um litrão de água para o esposo segurar. Odila canta “Amor você me dá”, e pede que ele continue a frase. Quando ele diz “água na boca”, ela aperta o litrão e ri bastante, enquanto que ele reclama por ter se molhado todo. Ambos garantem que não foi nada combinado e ele até ficou contrariado com a brincadeira, mas hoje dá risada de tudo.
A mulher tem outros vídeos, sendo um com os netos, da “Noite do Pijama”, outros comendo queijo e batata-doce e tomando mate com a amiga Rosane. “Esse com a minha amiga já deu 700 mil visualizações”, destaca.
Odila diz que durante a pandemia resolveu fazer os vídeos para não deixar a depressão tomar conta e ir à loucura. “Não sou famosa, sou bem-humorada e as pessoas dizem que gostam da minha maneira de ver e de fazer as coisas, pois eu até faço receitas”, explica.
UM POUCO DA HISTÓRIA
Ela era de família pobre e de dez irmãos, perdeu a mãe quando tinha apenas dois meses e o pai com nove anos. Foi criada pelos irmãos mais velhos e a madrasta. Conheceu o esposo em um baile em Boa Vista, pertencente a Porto Lucena. Odila era agricultora e Funke era cabo e músico do Exército em Santo Ângelo.
Ele lembra com orgulho que recebeu com o toque de trombeta, em 1978, o então presidente da República, o general Ernesto Geisel, na praça de Santo Ângelo, em frente a Catedral jesuítica. O presidente veio inaugurar a BR-285. “Comecei a tocar e a tremer, e tive medo de falhar, mas deu tudo certo”, observa com seriedade.
VINDA PARA A REGIÃO
O casal tem os filhos Márcia Funke Dieter, de 45 anos, professora e escritora; Maique Michele, de 41, também professora; e o caçula Maico Tiago, de 34, engenheiro elétrico, que trabalha na Brasken, junto ao Polo Petroquímico, em Triunfo. Os netos são três: Geovana Isadora, 16, Cícero, 12, Cecília, 9, e Isabela, 4.
Eles vieram para a região para trabalhar, após ele desistir do Exército. Primeiro moraram por dois anos em Dois Irmãos, onde trabalharam em fábrica de calçados. Ao virem para Ivoti trabalharam na antiga Calçados Dilly. Ela ainda foi convidada para trabalhar na Luz da Lua, em Presidente Lucena, pelo gerente Clóvis Machado.
Funke trabalhou como motorista do Supermercado Kern e também trabalhou na oficina Rencke. Uma das pessoas que ele tem amizade até hoje é o Edu Arnecke, seu ex-patrão. “Eu fiquei doente e aí me aposentei”, comenta o morador.