Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 05/08/2022

08/08/2022 - 07h53min

Panela de Pressão

 

IMPERDÍVEL

Pois então, chegou o I Festival da Cachaça de Ivoti, o 3o no Brasil. Minas, Santa Catarina e agora Rio Grande do Sul. Estão todos convidados e garanto que não irão se arrepender. Acreditem, no palco principal as cadeiras terão um pelego para aquecer.

 

IVOTI AUTOMÓVEL CLUBE

Em outubro haverá um evento em Ivoti que foi discutido na Câmara e nenhum vereador sabia o que significava. Trata-se do Drift Show. Eles querem primeiro saber o que é antes de incluí-lo no Calendário de Eventos. Vocês tinham que ver a cara deles. O projeto foi prorrogado para descobrirem primeiro do que se trata. Drift Show são provas em que os pilotos fazem os antigos “cavalos de pau”. Cavalo de pau agora se chama “drift”.

 

NEGOCIATAS

A Câmara virou palco de negociatas políticas. Tudo bem, desde que com um mínimo de decência. Ali tem 9 pessoas que pensam diferente e todos eles têm interesses pessoais e outros em comum. Por ocasião da votação das contas de Arnaldo, havia ali uma vereadora que tinha todo o interesse para que as contas fossem aprovadas. Marli Heinle Gehm foi vice de Arnaldo naquele fatídico mandato. Agora os vereadores acharam aquele ano bom. Qual foi a negociata?

 

ENREDO

Na verdade, quando as contas apareceram na mesa dos vereadores para votar, rejeitadas que foram pelo Tribunal de Contas, eles entraram em parafuso, ficaram tontos, não sabiam para que lado correr. Respiraram aliviados depois que o próprio Arnaldo foi lá e esclareceu tudo do ponto de vista dele. Em suma, disse que estava com as contas no vermelho e que tinha duas opções. Ou toca o Mais Vida e as Creches e se mantém no vermelho, ou deixa faltar dinheiro para o Mais Vida e as Creches. Macaco velho, ele sabia que dizendo isso tocaria no ponto fraco dos vereadores, a saúde e as crianças. Pronto, estava tudo resolvido. Arnaldo saiu dali sabendo que seria “perdoado” e os vereadores ficaram todos do lado da saúde e das crianças. Não fosse mentira, seria o enredo ideal para filme de ficção. Só teve ali um camarada que honrou os votos dos seus eleitores. Pires não se deixou engambelar, nem por Arnaldo, tampouco pela troica Arnaldo, Marli e Ivanir Mees, o mesmo que leu um discurso que tenta entender até hoje.

 

TOMA-LÁ-DÁ-CÁ

Marli Gehm e Ivanir Mees negociaram a presidência da Câmara até o final do mandato. Em 2022 Ivanir é o presidente, em 2023 vai ser Marli e em 2024 será Ivanir de novo. E com este acordo convenceram todos a votar pela saúde e pelas crianças de Ivoti. Marli propôs negociar a presidência da Câmara em troca da aprovação. Volnei ia rejeitar as contas mas foi convencido por Ivanir a votar a favor. De grão em grão a galinha enche o papo. Pronto, simples assim!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.