Geral
DIÁRIO RURAL: Crianças aprendem sobre plantação orgânica direto da horta
Parceria permite a visita de escolas na horta comunitária da Associação Tchon Ji
Nova Petrópolis | Gian Wagner – [email protected]
Entre julho e dezembro deste ano, alunos da rede de ensino de Nova Petrópolis estão tendo a oportunidade de conhecer a uma plantação orgânica em uma horta comunitária. O projeto “Visitas Escolares em Horta Orgânica Agroflorestal da Tchon Ji” é da Associação Tchon Ji em parceria com o Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e tem como objetivo desenvolver visitas guiadas para crianças e adolescentes, de seis a 14 anos à Horta Orgânica da Associação Tchon Ji, que é cultivada por meio do Sistema Agroflorestal.
As visitas iniciaram em julho e ocorrem sempre nas quintas-feiras, manhã e tarde. As escolas mesmo são quem procuram a associação para agendar horário e levar os alunos. “A horta comunitária proporciona um ambiente onde crianças e adolescentes podem aprender a cultivar o seu alimento para consumo sem utilizar agrotóxicos, utilizando o que a natureza proporciona seguindo o modelo sintrópico, que ajuda o ecossistema”, explica a técnica em Agropecuária, Simara Ackermann, que acompanha as crianças no turno da tarde. Simara divide o compromisso de apresentar a horta com a idealizadora do projeto, Marli Rüchel, que recebe os estudantes pela manhã.
VISITA GUIADA – Na tarde do dia 4 de agosto, acompanhamos a visita das escolas Otto Hoffmann e Padre Werner à horta. Simara foi quem guiou as crianças do Padre Werner durante a tarde. O passeio começou na composteira, onde Simara explicou que os resíduos ficam lá para virar composto que será usado na plantação. Os alunos também conheceram a cisterna que capta água do telhado do colégio Frederico Michaelsen e leva para a horta. Na horta, as crianças conheceram a plantação em seus diferentes estágios. “Já que a pandemia dificultou o convívio de crianças em locais abertos, acho esperançoso quando vejo elas interessadas em cultivar e se alimentar de coisas naturais, com um simples canteiro em meio urbano”, disse Simara.
Dias de chuva
No mesmo dia, pela manhã, também acompanhamos a visita dos alunos da Otto Hoffmann. Estava chovendo, o que impossibilitou as crianças de ter a visita na horta. Mesmo assim, Marli realizou uma roda de conversa com os alunos e contou todo o projeto. Com ajuda de slides, explicou o funcionamento da horta e a importância dos produtos orgânicos. No final, as crianças puderam experimentar a folha de ora-pro-nóbis, uma planta comestível considerada a rainha das PANC (plantas alimentares não convencionais).
A horta
A horta comunitária da Tchon Ji surgiu durante a pandemia, partindo da ideia de Marli. Voluntários se reúnem todos os sábados para cuidar do espaço da horta que fica na sede da AABB Nova Petrópolis, onde também funciona a associação Tchon Ji. A participação é aberta à comunidade que também pode levar para casa parte do que é produzido. O excedente também é doado e vai para o Hospital de Nova Petrópolis.