Conecte-se conosco

Geral

DIÁRIO RURAL: Crianças aprendem sobre plantação orgânica direto da horta

17/08/2022 - 09h00min

Um “lixo” atrativo: crianças conhecem o funcionamento de uma composteira (Créd. Gian Wagner)

Parceria permite a visita de escolas na horta comunitária da Associação Tchon Ji

Nova Petrópolis | Gian Wagner – [email protected]

Entre julho e dezembro deste ano, alunos da rede de ensino de Nova Petrópolis estão tendo a oportunidade de conhecer a uma plantação orgânica em uma horta comunitária. O projeto “Visitas Escolares em Horta Orgânica Agroflorestal da Tchon Ji” é da Associação Tchon Ji em parceria com o Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e tem como objetivo desenvolver visitas guiadas para crianças e adolescentes, de seis a 14 anos à Horta Orgânica da Associação Tchon Ji, que é cultivada por meio do Sistema Agroflorestal.

As visitas iniciaram em julho e ocorrem sempre nas quintas-feiras, manhã e tarde. As escolas mesmo são quem procuram a associação para agendar horário e levar os alunos. “A horta comunitária proporciona um ambiente onde crianças e adolescentes podem aprender a cultivar o seu alimento para consumo sem utilizar agrotóxicos, utilizando o que a natureza proporciona seguindo o modelo sintrópico, que ajuda o ecossistema”, explica a técnica em Agropecuária, Simara Ackermann, que acompanha as crianças no turno da tarde. Simara divide o compromisso de apresentar a horta com a idealizadora do projeto, Marli Rüchel, que recebe os estudantes pela manhã.

Horta comunitária recebe visita dos alunos nas quintas-feiras (Créd. Gian Wagner)

VISITA GUIADA – Na tarde do dia 4 de agosto, acompanhamos a visita das escolas Otto Hoffmann e Padre Werner à horta. Simara foi quem guiou as crianças do Padre Werner durante a tarde. O passeio começou na composteira, onde Simara explicou que os resíduos ficam lá para virar composto que será usado na plantação. Os alunos também conheceram a cisterna que capta água do telhado do colégio Frederico Michaelsen e leva para a horta. Na horta, as crianças conheceram a plantação em seus diferentes estágios. “Já que a pandemia dificultou o convívio de crianças em locais abertos, acho esperançoso quando vejo elas interessadas em cultivar e se alimentar de coisas naturais, com um simples canteiro em meio urbano”, disse Simara.

Simara Ackermann explica sobre plantação para as crianças (Créd. Gian Wagner)

Dias de chuva
No mesmo dia, pela manhã, também acompanhamos a visita dos alunos da Otto Hoffmann. Estava chovendo, o que impossibilitou as crianças de ter a visita na horta. Mesmo assim, Marli realizou uma roda de conversa com os alunos e contou todo o projeto. Com ajuda de slides, explicou o funcionamento da horta e a importância dos produtos orgânicos. No final, as crianças puderam experimentar a folha de ora-pro-nóbis, uma planta comestível considerada a rainha das PANC (plantas alimentares não convencionais).

Em dias de chuvas os alunos são atendidos na sede da Tchon Ji, na AABB Nova Petrópolis (Créd. Gian Wagner)

A horta
A horta comunitária da Tchon Ji surgiu durante a pandemia, partindo da ideia de Marli. Voluntários se reúnem todos os sábados para cuidar do espaço da horta que fica na sede da AABB Nova Petrópolis, onde também funciona a associação Tchon Ji. A participação é aberta à comunidade que também pode levar para casa parte do que é produzido. O excedente também é doado e vai para o Hospital de Nova Petrópolis.

Simara mostra chás e apresenta plantas até então desconhecidas pelos alunos (Créd. Gian Wagner)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.