Notícias
Aos 70 anos, Geraldo Korndorfer, de Dois Irmãos, nada em média 3 quilômetros por semana
Por Geison Machado Concencia
Dois Irmãos – Geraldo Korndorfer, 70 anos pratica natação três vezes por semana na academia Vidativa. É um frequentador assíduo, não falta em nenhuma aula. Nesses dez anos que vai à piscina, só não foi no auge da pandemia da Covid 19, quando os centros esportivos fecharam.
Geraldo começou aos 60 anos, logo quando se aposentou da função que exerceu por 24 anos de tradutor de livros. Já praticava muitos esportes, como futebol e corrida, mas sentiu que precisava de uma modalidade que tivesse menos impacto, lhe ocorreu a natação, que era uma das suas atividades na infância. “Senti que precisava de um esporte menos agressivo para as articulações, pois o futebol e a corrida já estavam me desgastando”. Não precisou de ninguém para motivá-lo a nadar, conhecia a modalidade e resolveu se matricular.
Ele nada dois estilos: crawl, um estilo mais convencional conhecido como nado livre, e costas. Faz em média 1 quilômetro por aula, as vezes até mais. A piscina tem 25 metros e ele percorre essa distância sem dificuldades. Além disso, Geraldo consegue nadar sem auxílio de qualquer tipo de equipamento, como boias ou pé de pato.
A natação o deixa aliviado de qualquer estresse que possa ter. “Quando nado acabo esquecendo qualquer aflição, ela me anima e deixa meu dia mais feliz. Aqui, simplesmente, esqueço qualquer coisa que venha a me incomodar . É meu remédio, minha endorfina”. Ele comenta que a prática desse esporte lhe causa um cansaço, mas é um tipo benéfico, que lhe deixa mais motivado no dia. “Sinto-me com mais autoestima cada vez que saio da raia. É transformador”.
Geraldo comenta que não vê a mínima possibilidade de parar de nadar. Ama o esporte. É a sua terapia diária. “Tem pessoas que tomam remédio, eu não, esse é meu tratamento”. Além disso, ele também brinca com o dia que vai deixar de praticar esse esporte, “somente quando Deus me levar, do contrário vou continuar”.
A professora de educação física Gisele Hanel, 42 anos, falou que seu aluno, Geraldo, é muito dedicado, assíduo em suas aulas. “Só falta por motivo de doença. Além de nadar, durante uma pausa e outra temos boas conversas sobre assuntos que nos identificamos, futebol é um dos temas mais comentados. Senhor muito culto e inteligente. Só tenho a agradecer por ter alunos como ele.” Ela também destaca que a prática de atividade física principalmente a natação é muito importante para esse público da terceira idade, tonando-se uma atividade de baixo impacto. Apropriada para todos.
CARREIRA
Geraldo até hoje traduz livros, mas não com a mesma intensidade que era antes de se aposentar. Converte principalmente do inglês para o português, devido ao domínio que tem do idioma. Morou nos Estados Unidos da América. Mas também fala alemão e um pouco de espanhol.
Nasceu em Dois Irmãos, desde que era distrito de São Leopoldo em 1951. Tem dois filhos. Ele lembra do primeiro exemplar que traduziu para o português. Foi em 1977, sobre a Reforma Protestante.
BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO
A natação oferece benefícios para a saúde, porque ajuda no condicionamento físico, fortalece as articulações, aumenta a capacidade respiratória, no desenvolvimento cognitivo, combate o estresse, melhora o humor, autoconfiança, autoestima e interação social. Além disso, trabalha todos os grupos musculares.
HIDROGINÁSTICA
A Prefeitura de Dois Irmãos tem um projeto de Hidroginástica para a terceira idade, não é o mesmo que a natação, mas também benéfico para a saúde dos idosos. Desenvolvido pela Secretaria de Saúde em parceria com o Departamento de Desporto, vinculado a Secretaria de Assistência Social e Habitação, hoje conta com 270 pessoas que participam das aulas e uma lista de espera de 20. Os interessados devem atentos as chamadas para inscrição, que normalmente acontecem no início do ano.