Colunistas
Raul Petry – 07/10/2022
Panela de Pressão
CANTEIRO
Esta semana circulei por Ivoti. A cidade virou um canteiro de obras. Indo do centro para a Morada do Sol, tive que fazer três desvios em que as ruas estavam interditadas por causa de obras. Av. Capivara, Rua São Leopoldo e no bairro Concórdia, além da Av. Bom Jardim, que está sendo recapeada. Faltava uma coisa. A sinalização horizontal que eles chamam. Quando uma rua asfaltada ou estrada está bem pavimentada, a impressão que dá é outra. Vão lá para a Morada do Sol para verem a diferença. É a diferença entre uma pessoa bem vestida e um maltrapilho. Porque a administração municipal não fixa três ou quatro pessoas só para fazer isso? Eles passariam o dia inteiro cuidando da sinalização. Não estou nem falando na necessidade da pintura das faixas de segurança e dos quebra-molas. Desta maneira a Prefeitura podia sair da ilegalidade quanto aos quebra-molas e mantê-los sempre pintados com listras amarelas e pretas como manda a lei.
DEZESSETE
Isto que nem estou falando dos edifícios em construção que são 17 ao todo, um recorde nunca antes visto. A propósito, o levantamento dos empregados e desempregados de setembro nos dá conta que Ivoti pela primeira vez em muito tempo diminuiu o saldo e ficou em 10 negativo. Todos eles demitidos na construção civil.
APRENDENDO
Estamos aprendendo a fazer as coisas certas. Estou me referindo aos decks, que agora estão legais construídos na frente dos estabelecimentos e sem respeitar o tal do recuo. Lei burra que tinha que ser abolida e foi. Assim tem que ser, os nossos homens públicos têm que ir de encontro a população e não se afastar deles.
CARINHO
Não é só Ivoti, falta carinho no trato da coisa pública com aqueles que giram a roda, movimentam a economia. Vejam só: nunca em 30 anos vi um vereador de todos os municípios, rejeitar uma proposta de aumento do funcionalismo. Eles aprovam na hora, abaixo ou acima da inflação. Esta deferência que eles dão para o funcionalismo não existe com relação aqueles que produzem. Vocês sabem quanto custa você pedir uma negativa de impostos na Prefeitura? Uma segunda via de qualquer documento custa R$ 70,00. Porque cobrar para imprimir um pedaço de papel que não tem custo ou de coisa de centavos? Temos que dar o bom exemplo em tudo e nisso também. Hoje em dia tudo está na internet e basta clicar numa tecla que a segunda via está na impressora. Aí vão lá cobrar R$ 70,00. A população, as empresas, todo mundo precisa ser tratado com mais carinho, com mais consideração.