Notícias
Ten. Everaldo se despede do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Um ciclo que chegou ao fim. Na sexta-feira, 7, aconteceu a despedida do tenente Everaldo Antônio Mezz, 52 anos, do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos – corporação na qual atuou por 18 anos, de um total de 32 de carreira militar.
Everaldo entrou para a reserva (aposentadoria) no dia 28 de setembro. Na semana passada foi homenageado pelos colegas do quartel que, com o tradicional banho de mangueira, marcaram a passagem para a reserva.
Everaldo lembra que Dois Irmãos foi a primeira cidade a implantar o modelo misto – de bombeiros militares e voluntários. “Sempre tentei fazer o melhor, ou dar o meu melhor. Com certeza vou sentir falta, saudades”.
UM POUCO DA HISTÓRIA DO TENENTE EVERALDO
Nascido em 21 de junho de 1970 na cidade de Chiapetta-RS, é filho dos agricultores Adirceu Frederico Mezz e Izoldi Maria Mezz.
Aos vinte anos ingressou na Brigada Militar. Em 18 de setembro de 1990 fez o curso de formação por dez meses na cidade de Montenegro e após realizou o estágio por dois meses na cidade de Esteio.
Em setembro de 1991 foi transferido para o Corpo de Bombeiros de Sapiranga. Neste mesmo ano fez os testes para salva-vidas e, desde então, atuou por 31 anos no litoral do Rio Grande do Sul.
Em outubro de 2004, quando foi inaugurado o Corpo de Bombeiros Misto de Dois Irmãos, foi transferido para o quartel.
Durante sua carreira fez vários cursos de especialização, como condutor e operador de viaturas, condutor e operador de escada magirus, resgate em vales e cânions, resgate veicular, atendimento pré-hospitalar básico e tático, entre outros.
Em 18 de novembro de 2012 foi promovido a 3º Sargento por tempo de serviço; no mês de março de 2018 iniciou o Curso Técnico em Segurança Pública que concluiu com êxito e foi promovido a 2º Sargento em 21 de dezembro de 2018.
Em 29 de dezembro de 2021 foi promovido a 1º Tenente e atuou até 29 de setembro de 2022 no Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, quando foi transferido para a reserva (aposentadoria), após 32 anos de serviço na Corporação.