Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 08/11/2022

08/11/2022 - 08h11min

Nova Petrópolis

ENIO SPIER

Enio Spier foi o nome escolhido pela Administração Municipal para a creche que está sendo construída na Linha Imperial. O projeto de lei que oficializa o nome está tramitando na Câmara de Vereadores e provavelmente vai a votação na sessão de hoje. É um ótimo currículo para denominar uma escola. Foi secretário da Educação, vereador, presidente Câmara, presidente da Acinp e o primeiro diretor da Escola Cenecista, bem como do Colégio Frederico Michaelsen. Quando foi prefeito em exercício, inaugurou o Cemitério Parque Vale da Esperança. Diante de um currículo desses, estava mais do que na hora de de darem o seu nome para alguma coisa muito importante na cidade.

 

OBRAS PÚBLICAS

A creche da Linha Imperial está sendo construída com recursos próprios do Município, mais ou menos R$ 1.700.000,00. Os comentários são de que a obra está sendo muito bem executada. Quem acompanha mais de perto diz que nem parece uma obra pública.

 

LEI DOS AMBULANTES

O projeto de lei que cria regras novas para o comércio ambulante segue tramitando na Câmara de Vereadores. Na primeira sessão, quando ele foi apresentado, alguns vereadores fizeram comentários sobre o teor da proposta. A tendência é de que as regras poderiam ser tornadas ainda mais rigorosas através de emendas dos vereadores. Mas até agora nada foi apresentado. Talvez na sessão de hoje. O projeto de lei ainda não tem data definida para votação.

 

CICLOVIAS

Na sessão da semana passada o vereador Daniel Michaelsen cobrou que o Executivo invista mais em ciclovias. Eu apoio essa iniciativa. Lugares desenvolvidos contam com muitas ciclovias. Até dá para dizer que a ciclovia e o uso da bicicleta são condições para o desenvolvimento. Mas é um engano pensar que as ciclovias são uma forma de promover o cicloturismo. Ao contrário do que pensa o vereador Daniel Michaelsen, uma coisa não tem nada a ver com a outra. As ciclovias são usadas primordialmente pelos moradores em seus deslocamentos diários para o trabalho, estudos ou menos pequenos passeios dentro da cidade. Vale lembrar que isso já é razão suficiente para que se construam ciclovias.

 

CICLOTURISMO

Já o cicloturismo, que tanto se fala aqui na região, é uma modalidade que funciona melhor no interior, onde tem pouco movimento e muitas belezas para apreciar. Posso afirmar isso com experiência própria. Temos aqui perto o exemplo de Picada Café. No governo Claudia Schenkel foi construída uma bela ciclovia em direção a Joaneta. Mas onde os cicloturistas são vistos em grandes grupos? Quatro Cantos, Canelinha, Jammertal…

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.