Colunistas
Raul Petry – 09/11/2022
Panela de Pressão
ESTATAL
Parece pegação no pé, mas não é. Não tem como fugir do assunto, tamanho estrago faz no ego das pessoas que moram aqui. Quando era a Corsan, era a Corsan, estatal do Estado que nunca funcionou e nunca vai funcionar enquanto estatal. Aí mandamos a Corsan embora e para concretizar o sonho, eu mesmo não interferi que a empresa que abastecesse Ivoti no lugar da Corsan fosse municipal. Sinceramente, sabia que não ia funcionar, mas qualquer coisa no lugar da Corsan seria lucro. E de fato foi no começo. Acontece que o começo difícil continuou e já completa 10 anos no mês que vem sem nenhum progresso. A única diferença para aquela época é a sede. Como sempre acontece com estatais, as sedes são suntuosas. Enchem de gente e, quanto mais funcionários, pior os serviços. O mais incrível é que na medida que a Autarquia não dá mais lucro, mais gente o diretor quer contratar. Como se encher ainda mais de gente fosse resolver. Foi uma leva há questão de meio ano. Agora queria contratar mais uma leva de funcionários com salários altos. Acho que desistiu quando ficou sabendo que não passaria na Câmara Municipal.
RESPONSÁVEL
O responsável não é o diretor que está lá respondendo pela Autarquia. Era O responsável é o responsável por ele. O que acontece em qualquer empresa quando as coisas não vão bem. Se o problema for inaptidão dos funcionários, gerentes, quem for, são demitidos e contratados melhores. No município de Ivoti não acontece isso. O gestor simplesmente diz que não tem ninguém para botar no lugar do atual e fica por isso. O povo é que vai pagar a conta. Sempre digo, desde que escrevo esta coluna. Se saísse do bolso do responsável, a gestão da Autarquia seria outra.
UM MÊS
Ontem de manhã um morador da Rua Cruz Alta telefonou para o Diário dizendo que não aguenta mais ver a água correndo para a rua. Ele telefonou várias vezes para a Autarquia e a desculpa é sempre a mesma. Todas as semanas recebemos reclamações desta ordem. A gente sabe que isto acontece desde os tempos da Corsan. O que revolta é que nada foi feito. Troquem a rede de uma vez por todas. Na Rua Cruz Alta não deve ser a velha rede refugada em outro município há 50 anos. O que não dá para entender é a indiferença que eles demonstram diante da água que vai fora.
CENTRO
Aqui na frente do Diário tinha um vazamento há semanas até que apareceram para consertar. O asfalto tem 15 cm de espessura, quase não conseguiram abrir o buraco para o conserto de tão bem feito que era. Pergunto: como a água conseguiu perfurar a asfalto e brotar a céu aberto? Me disseram que isto leva semanas ou meses até chegar a este ponto. Não entendo nada, mas imagino que o subsolo estava encharcado de água. Só quando não tem mais para onde correr, ela sobe e fura até o asfalto. Quase não dá para acreditar, mas é verdade.