Estado - País - Mundo
Projeto Mulheres de Lutam: aulas de defesa pessoal gratuita para mulheres em Dois Irmãos
Por Giordanna Benkenstein Vallejos
Dois Irmãos – No município, acontecem ocorrências semanais de violência doméstica, de acordo com a Brigada Militar. Em uma perspectiva global, segundo um estudo recente do The Lancet, uma em cada quatro mulheres no mundo foi violentada próprio parceiro. Como forma de enfrentar essa realidade, o Policial Militar Ezequiel E Silva Soares e sua esposa, Alana Caroline da Silva Soares, graduanda em psicologia, decidiram criar um projeto de defesa pessoal gratuito para mulheres em Dois Irmãos.
Mulheres que Lutam
O nome Mulheres que Lutam foi criado pelas próprias participantes do grupo, que possuem Instagram, Facebook e Whatsapp próprio para comunicação entre si e dos vídeos e benefícios da prática da defesa pessoal. A defesa é ensinada com a luta Krav Magá, pelo instrutor Ezequiel, que conhece bem a realidade e consegue passar na aula simulações de situações comuns de perigo, dando os instrumentos de técnica, resistência e de mentalidade para as mulheres se defenderem.
Acolhimento
O projeto, além de ensinar técnicas que podem fazer com que uma mulher saia de qualquer situação de perigo, tem uma missão de acolhimento e apoio para com as participantes. “As mulheres gostam muito da forma que recepcionamos elas, fazemos com que a luta não seja algo muito formal e maçante. Queremos que seja um lugar que as mulheres queiram voltar. Elas buscam além das técnicas, o acolhimento, alguém que as ouça”, disse Alana.
Coordenadoria da Mulher
Claudete Fritzen, da Coordenadoria da Mulher de Dois Irmãos, acompanha o andamento do projeto de perto e avalia ele como essencial para as mulheres da região. “Li alguns depoimentos que algumas participantes escreveram, muitas falam que ganham confiança, segurança e autoestima, isso é muito importante. Sabemos que para as mulheres não é fácil, precisamos cuidar dos filhos, da casa, trabalhar fora e esse projeto é uma oportunidade de elas saírem um pouco dessas multiplas tarefas e se sentirem acolhidas”, explica ela.
Como participar
As aulas têm duração média de uma hora, acontecem de forma totalmente gratuita, todas as segundas-feiras, às 19h na Praça CEU, no Loteamento Picada 48, em Dois Irmãos. Podem participar mulheres e meninas de Dois Irmãos e região. Para entrar no grupo ou apoiar o projeto, entre em contato pelos telefones: Alana (51) 99532-1614 e Ezequiel (51) 99657-3095. Siga o projeto nas redes Facebook e Instagram: @mulheresquelutamdi.