Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 16/11/2022

16/11/2022 - 08h11min

Panela de Pressão

 

JEITINHO

A Câmara de Ivoti também entrou na onda do jeitinho brasileiro. Pouco se fala ainda nisso. Antigamente se ouvia todos os dias que fulano de tal ou sicrano fez uso do jeitinho brasileiro. É o que os vereadores fazem quando transferem sessões em meio a feriadões. A sessão de segunda foi transferida para hoje. Acontece que tempos atrás o uso do jeitinho provocava reações. Hoje em dia, a sociedade está com o moral tão baixo, que não liga mais para nada.

 

CHACREAMENTO

Tem uma lei tramitando na Câmara Municipal que está dando o que falar. Ela prevê que os lotes no interior podem ser fracionados em 2.500 m2 e estende também a cobrança do IPTU para o interior. Portanto, se alguém quiser fazer um loteamento no interior, a porteira estará aberta. O projeto provoca polêmica porque há muitos interesses em jogo. A pergunta que não quer calar, sabendo-se que nosso interior é lindo. Será que não seria o momento de preservá-lo na medida do possível? A lei é praticamente a urbanização do interior. Eu que ando muito pelo interior nas caminhadas que fizemos, já acho que há muitas casas no interior com certos locais se parecendo pequenos centros urbanos.

 

DÚVIDA

Não sei se este projeto vai passar na Câmara. Todos com que falei acharam que não se deveria mexer no interior. A própria Mesa Diretora da Câmara Municipal fez várias consultas com entidades e pessoas. As entidades todas se colocaram contrários ao projeto. Os moradores das localidades do interior também são maciçamente contrários. Conhecendo os políticos, sabe-se que são extremamente sensíveis aos anseios populares. Há quase uma unanimidade contrária a aprovação do projeto. É claro que há pessoas a favor. Algumas delas têm contra si o argumento de que o interior pode virar uma região com loteamentos e aí o ar de interior já era.

 

SENTIMENTO

Tenho o claro sentimento de que o projeto não vai passar só pelo simples motivo da maioria dos moradores das localidades são contrários. Eu também acho que o interior tinha que ser até mesmo mais preservado ainda do que está. Vamos ver no que vai dar na noite de hoje. Quem sabe, vamos investir na cidade, construir prédios, fazer loteamentos e deixemos o interior como está. Ele é lindo e com uma natureza exuberante. Merece ser mantido como tal.

 

CURIOSIDADE

Na tarde de ontem o público que visitou a nova praça na Rua São Leopoldo foi grande. Não havia lugar para estacionar na redondeza. É que todos estão curiosos para ver o que a praça tem de diferente das demais. Ainda mais depois que se criou toda a celeuma em torno da denominação da praça.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.