Esporte
Copa do Mundo do Catar começa neste final de semana
Começa neste domingo, dia 20, a Copa do Mundo do Catar 2022. O país anfitrião abrirá a competição contra o Equador, às 13 horas (horário de Brasília). Esta, que é a 22ª edição, será a primeira no último trimestre do ano. A mudança aconteceu porque em junho e julho, meses que normalmente é realizada, as temperaturas no país passam dos 40°, inviabilizando as partidas.
Sob comando de Tite, com expectativa da mescla entre a experiência de Neymar e a juventude dos jovens atacantes, a Seleção Brasileira desponta como principal candidata ao título. Embora, por ser o país que mais venceu a Copa, o Brasil sempre seja considerado favorito, o bom momento da equipe e o destaque dos brasileiros na Europa aumentam a esperança do hexa.
O campeonato mundial de futebol organizado pela Fifa reúne 32 seleções, divididas em oito grupos. A grande final da Copa do Mundo está marcada para o dia 18 de dezembro. A Seleção está no Grupo G, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões, e estreia na próxima quinta-feira, dia 24, às 7 horas.
CATAR x EQUADOR
O confronto que abre a Copa do Mundo terá, frente a frente, Catar e Equador. O país-sede disputará a competição pela primeira vez, sem aspirações de se classificar à próxima fase, buscando apenas competir. O destaque da equipe é o atacante Akram Afif, que chegou a jogar na Europa e, atualmente, está no Al-Sadd. Por outro lado, o país sul-americano tenta se classificar às oitavas novamente após 16 anos – em 2006 foi eliminado pela Inglaterra. O principal jogador equatoriano é o atacante Enner Valencia, que defende o Fenerbahçe, da Turquia.
ESTÁDIOS
O governo do Catar investiu na construção de 7 novos estádios e na grande reforma de outro. Serão 8 estádios da Copa do Mundo, espalhados por todo o território.
As arenas são equipadas com tecnologia de ponta para enfrentar os obstáculos climáticos e para receber fãs e torcedores de todo o mundo com muito conforto, oferecendo uma experiência única em cada jogo. Confira os detalhes de cada um dos estádios:
- Al Bayt Stadium – Tem capacidade para 60 mil pessoas e está a 60 quilômetros da capital Doha. O que mais chama atenção é o desenho do estádio, construído em homenagem às construções do povo beduíno.
- Lusail – O estádio vai receber a abertura e a final da Copa e tem capacidade para 86 mil pessoas. A estrutura e arquitetura foram inspiradas nas técnicas artesanais de tecelagem de cestos dos povos árabes.
- Khalifa International – Passou por ampla reforma e reabriu em 2017, com capacidade para 40 mil pessoas, na capital Doha. O estádio é símbolo de tecnologia e infraestrutura, pela modernidade interna e pela arquitetura.
- Stadium 974 – Toda a construção foi feita a partir de contêineres que não são mais utilizados. É o primeiro estádio desmontável da história da Copa e tem capacidade para 40 mil pessoas.
- Education City – Está a apenas 7 quilômetros da capital do país, no campus da principal universidade do Catar. A capacidade é de 45 mil pessoas.
- Ahmad Bin Ali – Localizado em Al-Rayyan, uma das cidades mais tradicionais do Catar, de paisagens do deserto que encantarão torcedores e visitantes. Tem capacidade para 44 mil pessoas.
- Al Thumama – Chama atenção pelo design inspirado na gahfiya, uma touca tradicional utilizada pelos homens árabes. Está localizado próximo à capital e oferecerá 40 mil lugares aos espectadores.
- Al Janoub — Wakrah – Com capacidade para 40 mil torcedores, é muito elegante e foi inspirado nos barcos dos povos comerciantes da Arábia.