Notícias
13º salário impulsionará as vendas do comércio em Dois Irmãos
Por Hermes Reich
Primeira parcela deverá ser paga até dia 30 de novembro
Tudo indica que o final de ano deve ser de aquecimento da economia. Isso porque, trabalhadores de carteira assinada, aposentados, pensionistas e os que realizaram alguma atividade nesse modelo no decorrer de 2022, têm direito ao 13º salário.
O valor da primeira parcela do salário extra deverá ser pago até o próximo dia 30. Já a outra metade tem previsão de pagamento para 20 de dezembro.
O benefício de 50% (primeira parcela do 13º salário) do valor do salário integral recebido em um ano – por exemplo, para quem atua pela CL – além de ser um importante aditivo no orçamento, também impulsionará as vendas nos comércios das cidades.
Para a CDL de Dois Irmãos a expectativa é de aumento das vendas no município, já que os consumidores utilizam o valor da primeira parcela da gratificação para adquirir produtos e utilidades que desejavam ao longo do ano, inclusive com vistas às festas natalinas.
“Também ocorre de muitas pessoas utilizarem esses recursos para colocar as contas em dia e limpar o seu nome, assim podendo usufruir novamente de crédito junto ao comércio local”, destaca o presidente da CDL, Ademir Berlitz.
A gratificação na visão do comerciante
Para Siclei Mosiaga, proprietária há 35 anos da Loja Siclei Modas, o valor da parcela do 13º salário fortalecerá a todos. “Todo o dinheiro que será injetado às pessoas, para que consigam comprar algo ou quitar suas dívidas, com certeza aumentará as vendas. Isso fortalecerá a todos.”
Já a gerente da J A Móveis, Cândida de Oliveira, acredita que o 13º salário representa uma grande diferença na economia, principalmente porque as pessoas realizam compras maiores.
“Eles juntam o dinheiro para dar uma entrada maior. O pagamento do extra também facilita às negociações, inclusive dá uma movimentação maior no mercado, além de favorecer o cliente às renegociações ou quitações de dívidas.”
A gratificação na visão do trabalhador
Roberta Raiana, de 18 anos de idade, que trabalha na Loja Pompéia, entende que a parcela do salário extra contribui para colocar as contas em dia.
“Eu trabalhava na Loja Pompéia na condição de Jovem Aprendiz, mas agora fui efetivada. É meu primeiro ano trabalhando com carteira assinada. Com o valor do décimo vou terminar de pagar meus cursos e o resto vou guardar, caso precise no futuro. Trabalhar de carteira assinada tem essa vantagem de ter todos os teus direitos.”
O jovem Lucas de Lima, também de18 anos, está há 6 meses trabalhando de vendedor na Loja Tech Cell, diz que é preciso saber lidar com o dinheiro. “Vou utilizar esse valor para pagar as minhas contas e também vou guardar um pouco.”