Conecte-se conosco

Notícias

Decorar para manter a tradição em Dois Irmãos

05/12/2022 - 06h23min

Luana Seidl Kafer na varanda. Créditos: Giordanna Benkenstein Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Dois Irmãos – Estrelas amarelas, misturadas em luzes azuis, que são possíveis de enxergar de longe ao passar em frente ao apartamento. Essa varanda é de Luana Seidl Kafer, que se dedica, junto ao marido, para manter a tradição natalina viva. Este é o segundo ano que eles participam da competição de melhor varanda no natal, promovido pela Prefeitura da cidade.

Varanda do apartamento. Créditos: Luana Seidl Kafer

Luana é enfermeira, tem 32 anos e trabalha no Posto de Saúde do bairro Primavera. O marido dela é engenheiro elétrico, o que favorece muito na hora de criar composições diferentes com as luzes de natal. Ela explica que no ano passado ficaram em primeiro lugar no concurso e que eles ganharam como prêmio, aproximadamente sete almoços, pela conquista do primeiro lugar. “Eu gosto muito do natal. É algo que meus pais sempre faziam, com pinheirinho natural. Hoje sigo fazendo o pinheiro natural, mesmo morando em apartamento”, disse ela.

Durante o dia, passa quase despercebida a decoração na varanda. À noite, as luzes viram um show à parte, trazendo o olhar de quem passa em frente à rua, para cima. Ao longo do ano, Luana e seu marido ficam atentos, vendo ideias de luzes que vão surgindo, para executar no começo de dezembro e começam a comprar as luzes antes, pois o preço aumenta próximo ao natal.

Luana recomenda que mais pessoas participem e ajudem a deixar a cidade ainda mais bonita. “O natal de Dois Irmãos é espetacular, mas as pessoas deveriam também decorar mais, porque faz bem comemorar essa data tão importante, que remete a um espírito de paz, e também para ajudar a nossa cidade”, explica.

 

Tradição de família

“Meus pais usam pinheiro natural desde o início do casamento deles até hoje, há aproximadamente 40 anos. No início eles não tinham muitas condições, então faziam com galhos de pinheiros, porque não tinham grana para comprar um. Depois eles começaram a plantar os pinheiros, que foram crescendo junto conosco. A árvore é uma parte muito importante do nosso natal. Quando mudamos para o apartamento, decidimos manter essa tradição”. – Luana Seidl Kafer

 

Natal dos Anjos

O Natal dos Anjos se estende até o dia 6 de janeiro de 2023, com atrações para toda a família e gratuitas em três locais: no Largo Felipe Sobrinho, na Praça do Imigrante e no Parque Romeo Benício Wolf.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.