Conecte-se conosco

Geral

Conselho não aceita renúncia e Smaniotto segue presidente da Piá

14/12/2022 - 06h30min

Atualizada em 14/12/2022 - 10h43min

Jeferson pediu para sair do cargo, mas terá que ficar após decisão dos conselhos (Créd. Divulgação)

Por: Gian Wagner Baum

Nova Petrópolis – Os conselhos da Cooperativa Piá se reuniram na segunda-feira (12) e decidiram contrariar o aviso dado no dia 8 e não aceitar a renúncia do presidente Jeferson Smaniotto. A informação foi dada pela assessoria de imprensa através de uma nota publicada na tarde do dia 12. “Reunidos na manhã desta segunda-feira (12), os Conselhos de Administração e Fiscal da Cooperativa Piá, decidiram por unanimidade, pela permanência do atual presidente, Jeferson Smaniotto, tornando sem efeito a carta apresentada por ocasião da reunião realizada no dia 8 do corrente mês”, é o que diz a primeira parte da nota. Na segunda, os conselhos alegam que confiam na gestão de Smaniotto, fazendo elogios a seu trabalho: “Os Conselhos manifestam a sua total confiança em relação a gestão da Cooperativa Piá, bem como na força de sua marca e de seus cooperados”, encerra o documento.

A VOLTA DE QUEM NÃO FOI – A assessoria de imprensa da cooperativa afirma que não houve renúncia. Acontece que Jeferson não chegou a deixar de ser presidente, apesar de entregar o aviso de renúncia, que, segundo o próprio, era por razões pessoais e (até então) irreversíveis. Este aviso saiu da bolha dos associados no final de semana, o que levou a reunião dos conselhos na manhã de segunda-feira. Em conversa com a assessoria, também manifestamos desejo de entrevistar o presidente para entender o que o levou querer deixar o cargo e reconsiderar a decisão e foi nos dito que, por enquanto, seria publicado oficialmente apenas a nota.

Assembleia de Deus promove vaquinha para reconstrução da igreja em Nova Petrópolis

A PEDIDO DA PIÁ

* O texto abaixo foi escrito pela assessoria de comunição da Piá e enviado ao Diário na tarde de ontem.

Ao contrário do que afirmou o Diário em sua edição do dia 13, o presidente da Cooperativa Piá, Jeferson Smaniotto não confirmou a renúncia ao cargo. Smaniotto atendeu aos pedidos dos conselhos Administrativo e Fiscal, que já na sexta-feira (9), pediu que ele permanecesse no cargo, de forma unânime.
Na segunda-feira (12), uma nova reunião ratificou a decisão, e Jeferson Smaniotto ficou atendeu aos pedidos dos conselheiros, permanecendo no comando da Cooperativa.
Smaniotto destaca o trabalho forte de gestão que vem sendo feito pela atual diretoria, com redução de dívidas financeiras, pagamento em dia dos produtores rurais e na redução dos custos fixos. Como exemplo, ele cita o pagamento de R$ 14 milhões aos bancos durante 2022, sem que houvesse o aporte de novos créditos. “Este valor expressivo foi pago apenas com o dinheiro da operação”, destaca o presidente da Piá.
Outro ponto destacado por Jeferson Smaniotto é o fato de todos os produtores de leite e frutas receberem em dia os seus pagamentos. Hoje a cooperativa conta com 1.350 produtores de leite, que mantém um volume estável de entrega para a produção do mix da Piá. “Desde o ano passado reduzimos o mix de produtos para focar naqueles que eram mais rentáveis, o que se mostrou uma decisão acertada, gerando uma receita mais consistente”, destaca Smaniotto.
No decorrer do ano também aumentou o volume de produtos ofertados nos supermercados da Piá e na Agro Piá, com a utilização de trocas de produtos, fazendo com que não houvesse impacto no fluxo de caixa da Cooperativa. Esta mesma criatividade está sendo utilizada para aumentar o mix de produtos através de parcerias. Na próxima semana, a Piá deve assinar um contrato com uma cooperativa da região Noroeste do Estado para a produção de queijo fatiado. A matéria prima virá dos produtores de leite da própria região, o que irá diminuir substancialmente as despesas com a logística. “Vamos continuar trabalhando forte no aprimoramento das ferramentas de gestão, com o controle de custos e o aumento gradual da oferta de novos produtos, o que deverá impactar positivamente nos próximos anos. A Piá é uma marca muito forte e seus associados e funcionários compõem um valioso patrimônio”, finalizou Jeferson Smaniotto.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.