Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 15/12/2022

15/12/2022 - 09h07min

Começo de Conversa

Mauri Marcelo Toni Dandel

OBRAS PÚBLICAS
Estamos elaborando aqui um projetinho para dar mais visibilidade às “obras públicas-comunitárias” em 2023. Como assim, já não tem matéria de política demais no Diário?
Sim. E não! ‘Lamzam’, deixa explicar: quando vem uma emenda de deputado, muitos prefeitos da região fazem questão de divulgar, ainda mais se é do mesmo partido. Em outros casos, a Prefeitura dá destaque a obras de valor maior e as obras pequenas acabam não valorizadas, o que é perfeitamente “entendível”. Se a obra custa meio milhão, lá está ela no Diário. Mas, às vezes, não se dá bola para pintura de meio fio, roçadas ou o serviço do triturador de galhos , mas vai lá no bairro perguntar ao morador se ele não ficou felizão!

 

MAS
Não que as emendas de deputados ou obras grandes não sejam importantes, mas…
Mas a questão é outra: o que ocorre é que muitas vezes estas obras menores são mais importantes para o povo do certas obras grandes. Quer um exemplo? Se um prefeito comprar um carro de R$ 300 mil para o Gabinete ou ter uma palestra dentro da Prefeitura, por mais que sejam importantes, não vão ter o mesmo impacto do que a doação de R$ 15 mil doados para uma comunidade restaurar sua casa mortuária.

 

EXEMPLO
O que eu quero dizer com isso? Que aqui no Diário vamos dar um jeito para que notícias (ou obras) que envolvam a comunidade ganhem mais destaque em 2023, afinal, são obras “mais sentimentais” ao povo. Para o governo é bom, contará pontos para o prefeito ou prefeita, e o pessoal lá do bairro ou do interior vai se sentir prestigiado e ficará feliz em ver a obra que eles ajudaram a fazer aparecer no jornal. Não estamos reclamando, apenas propondo mais visibilidade a algo que seja caro ao povo, e aceitamos sugestões!

 

MELHOR VEREADOR
Uma “comissão” formada por moradores que “batem cartão” toda santa segunda-feira na Câmara escolheu o “melhor vereador do ano”. São eles: Tigrão Mombach, José Alcido Justen, Ildo Weiss, Geraldo Gorgen, Irineu Goetz e Geca Dapper.

 

DELONGAS
Então, sem mais delongas, o “melhor vereador do ano”, segundo a “comissão” foi Sérgio Kroetz. E o requisito que motivou a escolha foi: “Ele foi bem claro na tribuna, agradeceu muito nós, falou o nome de cada um de nós e reconheceu que, com sol ou chuva, nós estava toda segunda lá”, disse Tigrão, o porta-voz da “comissão”.

 

RAPIDÃO

-Isso tudo é uma brincadeira deles (mas a história é real) e vale aproveitar o ensejo para deixar uma alfinetada: tem gente que reclama de um e outro vereador na rua, mas nunca botou os pés nas sessões, que é quando os vereadores estão trabalhando (legislando).
-Bom seria se mais gente participasse, não só para cobrar, mas para auxiliar e elogiar o bom vereador! Mas, cada qual com suas ocupações e prioridades, não é?
– Vem novidade por aí na área da saúde em 2023!
– A obra da Havan de Novo Hamburgo vai ou não vai?
– A mensagem positiva do dia, de autor desconhecido: “As pedras que hoje atrapalham a sua caminhada, amanhã enfeitarão a sua estrada”. Ótima quinta!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.