Notícias
Dois Irmãos busca zerar a fila de cirurgias gerais até fevereiro
Por Giordanna Benkenstein Vallejos
Dois Irmãos – Nilton José Tavares, secretário de Saúde do Município, realizou um pronunciamento sobre dois temas importantes na área e novidades na Saúde da cidade. Ele falou primeiramente sobre a nova variante do vírus Covid-19 e também sobre a prevenção à Dengue.
Covid-19 ainda exige cuidados
Segundo Nilton, a nova variante do vírus Covid-19 a Ômicron, que apesar de apresentar sintomas leves, devido a alta taxa de contaminação pode trazer problemas à saúde pública em geral. “As doses de reforço da vacina são importantes para a prevenção da infecção, o imunizante ainda é eficaz na redução de infecções e desenvolvimento de quadros graves”, disse ele.
Os sintomas de novas variantes são similares aos da gripe e resfriado comum como: dor de cabeça, dor de garganta, tosse, febre, coriza e cansaço. A principal recomendação é a de usar máscara em ambientes fechados, e se estiver com um dos sintomas manter o isolamento em caso de suspeita, e, a higienização constante com álcool em gel, essas medidas evitam o risco de transmissão. A Secretaria de Saúde mantém a testagem do Covid-19 no segundo andar do Hospital São José, de segunda a quinta-feira, nas manhãs e tardes, e, nas sextas-feiras até o meio dia.
Prevenção contra a Dengue
Em um segundo momento, o Secretário explicou sobre a importância da prevenção à Dengue. “Mesmo a Secretaria de Saúde tendo tomado várias ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, temos constatado vários focos de larvas em nosso município. É muito importante que não se deixe água parada em recipientes ou locais onde possam se proliferar larvas e observar o que prevê a legislação municipal quanto as caixas d’água. Precisamos somar esforços – poder público e população em geral – para que não tenhamos um novo surto de Dengue, protegendo-se vidas e evitando o colapso dos serviços de saúde”, explica.
Novidades em Dois Irmãos
A Unidade Básica de Saúde do Centro, ampliou o seu horário de atendimento ao público compreendendo das 7h às 19h, podendo assim prestar mais serviços como aumento no horário em atendimento médico, curativos, visitas domiciliares por médico e enfermeiro, coleta de pré-câncer, entre outros. A segunda novidade é que graças a adesão ao consórcio dos municípios do Vale do Sinos, a Saúde está conseguindo zerar a fila com demanda reprimida de exames como tomografia, ressonância magnética, ecografias, colono e endoscopia, entre outros. Por último, Nilton acrescentou que estão trabalhando com a previsão de até o mês de fevereiro realizarem um mutirão, zerando a fila de cirurgias gerais que estão com demanda reprimida desde o inicio da pandemia, contando em torno de 110 procedimentos.