Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 20/12/2022

20/12/2022 - 08h17min

Nova Petrópolis

 

 

EMENDAS

O Brasil está entregue à politicagem e em Nova Petrópolis infelizmente não parece ser muito diferente. A Câmara Municipal, que tem um histórico bastante polêmico em legislaturas anteriores, volta à cena com um projeto que assemelha os vereadores daqui aos políticos típicos de Brasília. Pasmem, os vereadores estão entrando com um projeto de emenda à Lei Orgânica para que eles também tenham direito a emendas parlamentares. Cada vereador vai ter um valor X a sua disposição, que vai poder destinar a partir dos seus critérios. É o orçamento impositivo, que deputados federais e senadores já têm desde 2015 e que no ano passado deu origem ao famoso Orçamento Secreto. Em vez dos políticos daqui trabalharem para acabar com esse tipo de descalabro e moralizar a coisa pública, eles copiam o que tem de pior nela. E nessas horas não tem situação, nem oposição. Todos puxam para o mesmo lado, agindo como se fossem de uma só família. A pergunta que não quer calar é, a que interesses atende esse tipo de lei. Aos políticos que estão no poder, é evidente. O desequilíbrio na eleição passa a ser imenso. Quem está ocupando o cargo de vereador vai ter dinheiro público para distribuir. E os outros nada. E uma coisa eu aprendi. Se um projeto é muito bom para os interesses dos políticos, é porque para o contribuinte ele é ruim ou muito ruim. A população de Nova Petrópolis que abra o olho.

 

LEGALIDADE

É verdade que Nova Petrópolis não é a primeira Câmara de Vereadores que inventa essa história de emendas impositivas. Tem várias cidades onde isso já existe, até aqui por perto. Significa que não é ilegal. Mas nem sempre a legalidade justifica. Uns anos atrás a Câmara de Nova Petrópolis criou mais duas vagas para vereadores. Tudo dentro da lei, embora fosse algo escandaloso do ponto de vista moral. Tanto é que a legislatura anterior decidiu botar um ponto final nisso e hoje são só 9 vereadores. Pelo que se vê, talvez devessem ser menos ainda. Outra: em 2019 a mesma Câmara de Vereadores aprovou um empréstimo de 14 milhões com juros de agiota. E só para completar, vale lembrar o exemplo lá de cima. O STF soltou Lula e o tornou elegível para presidente. Tudo na mais absoluta legalidade.

 

RUA DOS IMIGRANTES

A Prefeitura de Linha Nova anunciou que vai começar a asfaltar a parte que falta na Rua dos Imigrantes, na região de Linha Olinda. São 1.400 metros que ainda não têm pavimentação. Quando essa obra estiver pronta, vai dar para ir de Nova Petrópolis até Feliz por dentro, sem precisar passar por Vila Cristina e Vale Real.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.