Geral
O segundo maior Natal do Rio Grande
ARTIGO
O Natal dos Anjos se firmou como um dos grandes eventos de Natal do Estado e já é o segundo maior evento natalino do Rio Grande do Sul. Então, por conseguinte, é um dos maiores eventos natalinos do Brasil, já que Gramado tem o maior do Brasil.
Não sou um cara viajado, mas volta e meia dou alguns esticadas e posso afirmar que da parte sul do Brasil, só perdemos para Gramado (em teoria). Com exceção dos anos de pandemia, visitei alguns natais do Sul do Brasil, seja do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, inclusive o da maior cidade catarinense e não há nem como comparar. Curitiba, a capital do Paraná, tem um belíssimo Natal, mas em pontos específicos e decorações em determinados locais. E o mesmo pudemos perceber em São Paulo.
O Natal dos Anjos tem volume, tem concentração de decoração, não apenas em pontos públicos, portanto, dá para afirmar que não vi e nenhum lugar, a exceção de Gramado, que tem o que o Natal dos Anjos tem: ou seja, um dos maiores eventos natalinos do Brasil.
Aí, neste ponto da conversa, você que gosta de botar lenha na fogueira vai perguntar: “tá, mas o que tem no Natal dos Anjos de tão especial?” Bem, pode não ter nada ou apenas poucas ruas e locais decorados, como você supõe, mas, acredite, tem muitíssimo mais do que “muitíssissimas” cidades do Brasil.
E com uma diferença em relação as demais: o público já percebeu este toque especial, este cuidado do pessoal da Prefeitura e do voluntariado e está vindo de todas as partes para visitar o Natal dos Anjos. Até porque de nada adiantaria ter uma belíssima decoração, se o público não aparecesse, que é o que acontece em muitas cidadezinhas do interior pelo Brasil afora, que até faz decoração e festa, mas o público não aparece.
E o lado bom disso tudo é que, quem ganha, não é Dois Irmãos, é o Estado todo, é a região toda. Aliás, para finalizar, o Natal Encantado de Morro Reuter, assim como o Natal do Teewald, também estão em franco crescimento e só têm a crescer mais e mais. Não estou querendo agradar não, olhe o seguinte: se você analisar, pelo número de edições que já têm em Morro e Herval, ambos já têm muito destaque, ‘muito muito’ mesmo”, afinal, o Natal Luz de Gramado está na edição 37, pois foi criado em 1,986.
Por Mauri Marcelo ToniDandel
Jornalista