Geral
Flores, cores e frases de inspiração decoram a Escadaria da Esperança em Nova Petrópolis
Projeto foi consolidado em parceria com a comunidade do Pousada da Neve
Por: Gian Wagner Baum
Nova Petrópolis – As flores plantadas no entorno, suas as cores e os mais de cem degraus, alguns que carregam frases de inspiração de diversos autores – muitos deles autores locais, decoram a Escadaria da Esperança, que liga as ruas Berlim e Dois Irmãos, que ficam no bairro Pousada da Neve.
A escadaria é um bem da comunidade e foi originalmente construída na década de 1990. Apesar de ser usada para o tráfego de pedestres, ficou um longo período sem aproveitamento adequado, até que a comunidade resolveu dar início ao processo de revitalização e restauração que começou ainda em 2021. A execução do projeto envolveu diferentes moradores da comunidade, entre eles, a vereadora Kátia Zummach (PSDB) que participou liderando o processo. Ela conta que foram muitas horas de trabalho para a realizar a revitalização. “Foram aproximadamente duas mil horas de trabalho voluntário, provavelmente até mais que isso, se contarmos todas as reuniões e tempo dedicado ao projeto”, conta a vereadora que participou dos diversos mutirões realizados para concluir a obra.
INAUGURAÇÃO – A inauguração estava prevista para início de dezembro passado, porém, a chuva daquela data fez com que o evento fosse postergado para o dia 11. Naquele domingo, a comunidade se reuniu para finalmente inaugurar a revitalização da escadaria. O evento reuniu autoridades, voluntários, doadores e escritores que cederam frases de sua autoria para a ornamentação dos mais de cem degraus que compõe o atrativo. “Todos participantes que estavam lá, voluntários, empresas e entidades apoiadoras, escritores, foram convidados a puxar junto à fita inaugural disposta ao longo da Escadaria”, conta Kátia.
Escritores locais
Os azulejos que compõe a Escadaria da Esperança contêm frases de inspiração de diferentes autores. Além dos famosos, como Érico Veríssimo, Cecília Meirelles e Machado de Assis, estão as mensagens de moradores, escritores e não escritores, que deixaram na escadaria uma marca que ficará eternizada. O escritor local, André Boone, deixou sua mensagem, assim como a moradora do bairro, Ilse Gans, de 93 anos. Quem também foi lembrado foi o professor e filósofo Antonio Sidekum, falecido em fevereiro de 2021. Doutor, Sidekum foi referência em Direitos Humanos e atuou em diferentes universidades do Brasil e do mundo. A frase de Sidekum, retirada de um de seus livros, e fala sobre o tema da escadaria: esperança. “[…] Havia toda uma ideia de transformação social e de uma utopia, de um sonho, lá eu avisto uma terra feliz […]” é a frase estampada no azulejo.