Coluna Morro Reuter
Coluna Morro Reuter – 06/01/2023
Coluna Morro Reuter
Mauri Marcelo Toni Dandel
2023
Começou 2023 e desejamos a todos um ano cheio de realizações para todos. Por isso tenho um recado para você logo abaixo, ali no “encolheu”. Mas, que este 2023 seja um ano de muita felicidade e liberdade para todos, afinal, rico é quem tem saúde e liberdade. Não adianta você ter milhões no bolso e não ter saúde para aproveitar a vida e também não adianta ter saúde e milhões se você está preso. Ou se você é escravo do seu trabalho. Por isso, que 2023 seja o “Ano da Dade”: ano de prosperidade, felicidade e liberdade. Então, que 2023 seja um ano abençoado (por Deus) para você e sua família. Esta é nossa mensagem positiva do dia!
2024
Já que falamos em 2023, fica a pergunta para 2024: quem serão os candidatos a prefeito? Em Dois Irmãos e no Teewald a gente já prevê quem serão, mas no Morro fica difícil. Temos o atual prefeito em exercício, Airton, de um lado e quem vai contra? Ou está tudo encaminhado para candidatura única de novo?
ENCOLHEU
A população de Morro Reuter era de 6.543 em 2020, conforme a estimativa do IBGE. Depois, em 2021, passou para 6.570 pessoas. Mas, agora, pela estimativa prévia do recenseamento, Morro Reuter encolheu para 6.124 habitantes. Morro está andando para trás no número de habitantes?
PIADA
Quem sou eu para contestar dados do IBGE, mas, me perdoem estas duas reflexões. A primeira é que esta estimativa é uma piada ou as estimativas de 2010 para cá foram “super estimadas”. Digo isso porque quem anda pelas ruas percebe que tem novas casas em todas as ruas. Muitos locais onde era roça e potreiro há 10 anos, agora tem 10 ou 15 casas construídas. Ouvir que o Morro encolheu é “brabo”, imagina saber que Dois Irmãos tinha quase 35 mil habitantes e agora tem cerca de 30 mil, sendo que foram construídos 15 a 20 edifícios todos repletos de moradores neste período!
137
Depois de te assustar, a pergunta é: a princípio o Censo foi realizado em 100% aqui no Morro, mas será que você não ficou para trás? A gente sabe que muita gente não foi encontrada neste Brasil afora e o mais grave, muita gente não quis atender os recenseadores. Se este é o seu caso, por favor, disque 137 e faça seu recenseamento. Me perdoe, mas sabe o que acontece se Dois Irmãos, Morro e outras cidades “encolherem”?
MILHÕES
Vão perder milhões em verbas federais, principalmente na área da Saúde. E sabe o que é ainda pior? O Censo é feito a cada 10 anos, ou seja, se o número ficar abaixo agora, todas as demais estimativas serão impactadas até 2032.
Depois, então, se faltar médico quando você precisar, lembre-se que você “não existe” para o governo federal, pois não passou no Censo, ou seja, não precisa médico para te atender. Estamos entendidos?