Estado - País - Mundo
Depois da Renânia, criminosos atacam cemitério de Boa Vista, em Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – No final de dezembro criminosos atacaram e furtaram material de diversos túmulos na localidade de Nova Renânia. Na semana passada a cena se repetiu, desta vez, no Evangélico de Boa Vista do Herval. Os moradores viram a barbárie na quarta-feira, 4.
Mais uma vez levaram tudo o que conseguiram, desde molduras, letreiros, crucifixos, argolas; enfim, diversos materias de metal que sempre são o foco dos bandidos. Até mesmo fotos, arrancadas junto às molduras, foram furtadas.
“A gente cuida dos túmulos para sempre estarem bem arrumados. Chegamos lá e encontra eles assim,” lamentou a moradora Suely Lia Scholles.
PREOCUPAÇÃO
O receio é de que a situação que ocorreu há cerca de um ano se repita: quando diversos cemitérios da região, principalmente em Herval, Morro Reuter e Picada Café foram alvos de criminosos em questão de poucos dias.
Além da tristeza para as famílias e do transtorno si, uma das maiores preocupações é com a perda de parte da história da nossa região pois, infelizmente, algumas sepulturas não chegam a ser refeitas – seja por não haver mais parentes na região e, até mesmo, por não ficarem sabendo do ocorrido. Assim, os anos se passam e resquícios de gerações, até então cravadas em lápides para a eternidade, se perdem para a criminalidade desenfreada.
Até o momento ninguém foi responsabilizado pelos ataques. A orientação é que as famílias e responsáveis das comunidades atacadas procurem a Delegacia de Polícia Civil para registrar a ocorrência.