Geral
Atleta do Vôlei Nova Petrópolis é premiada nos Estados Unidos
Nova Petrópolis – A atleta do Vôlei Nova Petrópolis (VNP), Mariana Haas Festugato, de 18 anos, embarcou em agosto do ano passado para a cidade de Excelsior Springs, no estado de Missouri, Estados Unidos, para um intercâmbio de high school (ensino médio) de três meses. No encerramento da temporada, Mariana foi reconhecida com os méritos de First-Team All Conference, e First-Team All Distric, prêmios equivalentes à seleção do campeonato.
Atleta mostra os certificados conquistados (Créd.: Divulgação)
De volta para casa e à equipe infanto-juvenil do VNP, a atleta contou como foi este período de treinamento e jogos no país norte-americano. Para ela, fazer o intercâmbio era um sonho que foi realizado ao ingressar na escola pública Excelsior Springs High School. “A minha temporada de voleibol durou em torno de três meses, e os treinos iniciaram durante as férias e se encerraram no final de outubro. Minha rotina era bastante puxada, treinos de duas horas todos os dias e os jogos aconteciam pelo menos duas ou três vezes por semana”, conta.
Mariana passava praticamente o dia inteiro na escola, chegando antes das 7h30, horário que iniciavam as aulas, até as 22 horas, quando normalmente os jogos se encerravam. “Me dediquei muito, e por mais que tenha sido uma temporada muito corrida e exaustiva, consegui aprender muitas coisas e colher bons frutos”, acrescenta.
Equipe em que Mariana atuou em Missouri (Créd.: Divulgação)
Bolsistas nos Estados Unidos
Com passagens pelas seleções gaúchas Sub-17 e Sub-19 atuando pelo Vôlei Nova Petrópolis, a jogadora retorna com a certeza de que a experiência adquirida contribuirá muito em seu último ano como atleta do VNP, mas também atuará com o desejo de retornar às quadras dos Estados Unidos, dessa vez para cursar a universidade com bolsa de atleta.
Atualmente, as atletas Larissa Seger Griebeler (Santa Fe Saints Volleyball – Flórida) e Aléxia Sabrina Hajdu (Clarendon College – Texas), formadas no Projeto Vôlei Nova Petrópolis, atuam com bolsas de estudos nas universidades americanas. “Sou muito grata ao Vôlei Nova Petrópolis por ser minha base e ter me ensinado tudo o que sei”, finaliza Mariana.
- Aléxia
- Larissa