Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 14/02/2023

14/02/2023 - 08h05min

Nova Petrópolis

REUNIÃO

Tem um projeto de lei sobre a nova política do meio ambiente no Município tramitando na Câmara de Vereadores. O conteúdo desse PL será objeto de uma reunião nesta quarta-feira, dia 15, às 18h, no Plenarinho da ACINP. Irão participar o secretário Alemão, que é o responsável pela pasta do Meio Ambiente, e o advogado Alexandre Burmann, especialista em Direito Ambiental, mestre em Avaliação de Impactos Ambientais e doutorando em Direito Ambiental, que ajudou a elaborar o projeto de lei. Embora seja um compromisso que 99% das pessoas irão considerar uma chatice, é interessante que os munícipes também se façam presentes nessa reunião. Geralmente as pessoas só se importam com o teor da legislação ambiental quando são alvos dela. Daí geralmente é tarde demais. Mas a melhor hora de se envolver é agora, quando a lei está sendo elaborada.

SUPLENTE

Nesta semana assume na Câmara uma nova vereadora suplente. É Neiva Flores Martins, do partido Republicanos. Em sua primeira semana ela apresentou uma série de indicações, entre elas um pedido de informações para saber do Executivo por que ainda não foi construída uma creche no Vale Verde. É claro que com este questionamento a vereadora quer cobrar uma ação do Executivo. Mas em vez de sugerir ou cobrar a realização da obra, a vereadora resolveu fazer um pedido de informações, que no caso até me pareceu um tanto ingênuo da parte dela. É evidente que essa obra ainda não saiu por falta de dinheiro, seja do próprio Município ou do Governo Federal.

PROGRAMA

O vereador Daniel Carlos Michaelsen apresentou uma indicação para que o Poder Executivo Municipal estude a possibilidade da criação, por meio de Lei Municipal, do Programa de Asfaltamento no Interior (PAI). Estou curioso para conhecer melhor o teor deste PL. A lei que o vereador sugere pode ser uma forma de desburocratizar as obras de asfalto na zona rural. Hoje em dia tudo na coisa pública é cercado de burocracias. Se for para desburocratizar, amém. Mas se essa nova lei for para burocratizar ainda mais, melhor deixar quieto.

MULHERES

Na entrevista que deu para o Diário na semana passada, a presidente da Câmara Kátia Zummach falou que gostaria de ter uma sessão só com vereadoras mulheres no início de março. Seria uma ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Para tanto, Kátia precisará convencer os colegas homens a pedirem licença, dando lugar para as suplentes de seus partidos. Em alguns casos, não bastará apenas os titulares darem espaço, mas também os suplentes homens. Se conseguir, será um grande feito da presidente. Não me lembro de ter visto algo assim aqui no Estado. Mas para conseguir, Kátia vai ter que demonstrar um grande nível de influência política entre os colegas. A propósito, alguns vereadores já têm o hábito de oferecer a sua cadeira para os suplentes. Outros não.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.