Polícia
Como agem os golpistas que tentaram alugar casa de moradores de Ivoti
POR GUILHERME SPERAFICO
Ivoti– Um caso trazido em reportagem especial, divulgada na edição de ontem pelo Diário, mostra o drama de uma família ivotiense que teve a casa em que vive há mais de 30 anos, anunciada para locação nas redes sociais, sem saber de nada. A situação escancara o minucioso trabalho de uma quadrilha, possivelmente instalada na Serra Gaúcha, especializa neste tipo de estelionato, com o chamado “golpe do falso aluguel”.
Por conta do anúncio enganoso, ao menos duas famílias teriam sofrido prejuízo financeiro, fazendo o pagamento da caução antecipada. Entretanto, por não terem registrado boletim de ocorrências, o caso não pôde ser investigado de forma mais ampla pela Polícia Civil. Apenas os proprietários da casa fizeram a denúncia, para se precaver de eventuais acusações e, também, para tentar ajudar a evitar que surjam novas vítimas.
AÇÃO PENSADA
Após vir à tona a situação, de forma anônima, um morador de Ivoti buscou contato com os golpistas para acompanhar a conduta e entender como eles conseguiam persuadir as vítimas e, consequentemente, efetivar o estelionato.
Nas conversas, é possível ver a forma como ocorre a tentativa de enganar o suposto locador, dando suas justificativas para a necessidade de garantir a locação antecipada. Além disso, no final, já desconfiado, o golpista usa a tática de dizer que havia outro interessado, para tentar pressionar o “fechamento” do negócio.
Se apresentando como Luiz Eduardo, nome fictício que também será utilizado aqui, confira como foi a conversa entre o ivotiense e o criminoso, que se apresenta como Inácio:
Luiz Eduardo (L. E.). – Vamos fechar o negócio dessa casa em Ivoti. Minha esposa adorou a casa. Não tem como fazer R$ 1.000?
Inácio (I) – Primeira coisa que vou precisar é teu nome Para te explicar a forma de locação, mas qualquer coisa a gente negocia.
L. E. – Meu nome é Luiz Eduardo. Queria saber o que precisa de documento para fazer o contrato e como é que ele é feito.
I – Tenho a casa ali para alugar, mas ela vai vagar só na sexta-feira. Até lá, tem inquilino morando. Eu estou locando tanto com, quanto sem a mobília. Estou dando preferência pra quem quer fazer a locação antecipada, justamente pra saber se terei que tirar a mobília, ou não. As vezes tu aluga para alguém que quer com, outros querem sem. Estou dando preferência pra quem quer fechar o contrato, pra saber se terei que tirar da casa ou não, até pra não deixar a casa sozinha com tudo dentro depois que os inquilinos saírem, né.
L. E. – Eu não me interesso por mobília, porque tenho a minha. Mas onde a gente assina o contrato, como a gente acerta e como é feito o pagamento?
I – Estamos locando tanto com, quanto sem a mobília, então fica a teu critério. Vou te passar o contato da minha contadora, para ela falar contigo do contrato. Mas vocês vão morar em quantos na casa?
L. E. – Vai eu, minha mulher, a sogra e meu guri. Vamos morar entre quatro ou cinco, mas daqui a pouco pode ter mais. Quero saber como faco para pagar, para fazer o contrato. Se tem que ter fiador ou não, esse tipo de coisa. Não sabia que tinha número contato de pessoas. Que eu saiba, essa é uma casa de cidade, não é de praia em que precisa estipular um número.
I – Vou passar contato da cotadora para ver do contrato, só que, pra ti se mudar, só a partir de sábado, porque tem inquilino na casa.
L. E. – Como vou fazer contrato com a contadora, se é contigo que vou alugar. Contrato não é entre as partes?
I – A casa tá exatamente como nas fotos. Eu estou fazendo a locação antecipada, não vou ter como esperar vagar para fazer o contrato, porque não quero deixar a casa sozinha com a mobília dentro. Vou dar preferência para quem já quer fechar contrato e fazer locação antecipada. Se tu tiver interesse, já vou te dar o contato da contadora.
L. E. – Mas vamos supor que eu e tu acertamos agora o valor, vou ficar um ano, onde assino contrato? Onde a gente se reúne? A contadora pode ate fazer o contrato, mas quem assina é o dono, né? Pelo menos nas casas que morei, sempre foi assim, mas daqui a pouco vocês têm outra sistemática.
I – O contrato é feito por ela. Eu nem tenho estudo pra fazer. Se tu quiser fechar, pode chamar a contadora e dizer que tu quer fechar o contrato da casa do Inácio, que ela sabe. Aí já vai passar teus documentos para ela fazer. Depois a gente só vai no cartório e assina essa documentação. Pode chamar que ela vai te explicar. Estou passando você e outra moça que também está interessada. Se tu tiver interesse, eu to vendo que tu tá querendo complicar minha forma de locação. Mas tu ve alise tu quiser, senão deixa pra próxima.