Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 16/02/2023

16/02/2023 - 08h22min

Nova Petrópolis

 

IPTU

A Secretaria da Fazenda de Nova Petrópolis chama atenção para os prazos de pagamento em cota única, com desconto, do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) fixo, assim como a Taxa de Fiscalização de Localização, Instalação e/ou Funcionamento dos estabelecimentos, para 2023. As guias para pagamento estão disponíveis aos munícipes pelo site da Prefeitura e pelo aplicativo CidadeMOB. As guias do IPTU e ISSQN podem ser emitidas até 10 de abril com desconto. Já o prazo para emitir a guia das Taxas se encerra em 28 de fevereiro.

FEIRÃO DE EMPREGOS
A ACINP vai fazer um novo feirão de empregos no dia 16 de março de 2023, das 9h às 13h no Centro de Eventos. O público em geral poderá ir em busca de uma vaga de emprego. Mas no momento a ACINP está inscrevendo as empresas que queiram oferecer suas vagas. É de graça, mas só para empresas associadas. Contatos pelos telefones (54) 3281-1755 ou (54) 3281-3750.

SOCORRO

Este vai ser o terceiro Feirão de Empregos feito pela ACINP. Fora de Nova Petrópolis esse tipo de iniciativa surgiu há bastante tempo, mas com um propósito inicial de socorrer os desempregados. Reuniam-se o máximo de vagas disponíveis em um lugar para combater ao máximo o desemprego. Mas em Nova Petrópolis tem sido diferente. O que se necessita é combater a ociosidade das vagas que as empresas têm em aberto. E isto não é tarefa fácil. A própria ACINP tem o chamado Balcão de Empregos no seu site. Desde que eu o acompanho ele sempre esteve com mais de 100 vagas disponíveis. Ontem eram 122. Para uma cidade do tamanho de Nova Petrópolis é bastante.

SOLUÇÃO

Entre essas 122 tem praticamente de tudo. De arquiteto a motorista de caminhão. De torneiro mecânico a balconista. Diante dessa grande e variada disponibilidade de vagas, eu me pergunto que grandes motivações alguém ainda terá para trabalhar nas roçadas da Prefeitura. O salário até nem deve ser dos piores, mas o serviço também não é dos mais fáceis. Uma roçadeira requer muito esforço físico e a maior demanda é agora, no verão, quando o inço cresce mais rápido, mas tem o sol quente castigando quem trabalha. Os vereadores trataram desse assunto na sessão desta semana. Um sugeriu que a Prefeitura deveria terceirizar esse serviço. Outro acha melhor comprar máquinas. Não sei se alguma dessas ideias realmente funcionaria. Mas o assunto é de fato muito pertinente.

PDT

Um esclarecimento. A vereadora suplente Neiva Flores Martins é do PDT, e não do Republicanos. A troca dos partidos foi feita pela própria Câmara de Vereadores e posteriormente corrigida.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.