Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 27/02/2023

27/02/2023 - 07h54min

Nova Petrópolis

 

VERÃO

Ainda estamos no verão. Geralmente fevereiro é o mês mais quente e mais seco. Mas este ano está sendo diferente. Estamos num clima que parece mais outono. Chove há vários dias. É verdade que não são chuvas muito volumosas. O mais comum tem sido um chuvisqueiro, que mal e mal molha o solo. Mas é melhor isso do que o sol que racha e várias semanas a fio sem cair um pingo de água, como já aconteceu. Neste ano a estiagem já não vinha sendo um problema em Nova Petrópolis. Com as chuvas dos últimos dias podemos afirmar que ela se foi de vez.

130 MILÍMETROS

O pluviômetro automático do centro de Nova Petrópolis apontou que choveu 130 milímetros em Nova Petrópolis ao longo do mês de janeiro. Se for verdade, é um volume satisfatório de chuva. Tanto é que não enxergamos sinais de estiagem na vegetação e nas roças de Nova Petrópolis. Salvo casos pontuais. No entanto, fiquei um pouco ressabiado com esse sistema depois que um morador de Nova Petrópolis me mostrou números diferentes no mês passado. Já não tenho certeza se dá para confiar 100%. Mas em todo caso esses números indicam uma tendência.

DO LADO

Pode ser que Nova Petrópolis tenha tido sorte nesse verão. Aqui do lado fica Santa Maria do Herval, que vem enfrentando uma situação pior com relação à estiagem. Parece que semana passada iriam decretar Situação de Emergência. E vale lembrar que na região de Herval nasce o Arroio Feitoria, principal fonte de água para a Corsan em Dois Irmãos e Morro Reuter. Há umas três semanas era grande a preocupação com a água por lá também. Isso a menos de 25 km de Nova Petrópolis em linha reta. Claro que lá também choveu nos últimos dias e agora tudo deve estar um pouco mais tranquilo.

POÇOS

Acredito mesmo que Nova Petrópolis teve um pouco de sorte nesse verão. Mas também é verdade que agora existe o poço novo da Corsan no Juriti. Não sei se foi confirmada, mas a expectativa era de que esse poço abasteceria um terço da demanda de água da cidade. Na prática pode ter sido menos que isso. Mesmo assim, deve ter havido um grande alívio sobre a barragem de São Jacó. Essa represa depende de um pequeno córrego, que praticamente seca no verão. Por isso é bom que tenha havido esse alívio. E poderia ser ainda melhor, se em vez um houvessem uns cinco poços iguais esse do Juriti. Diante desse exemplo que deu certo, agora a Corsan tem a obrigação de investir em mais poços. Ninguém quer ver de novo aqueles caminhões puxando água noite e dia.

BIBLIOTECA

Hoje é o aniversário de 29 anos da Biblioteca Pública Profª Elsa Hofstätter da Silva. Vai ter programação alusiva ao aniversário às 14h.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.