Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 01/03/2023

01/03/2023 - 07h41min

Nova Petrópolis

TRABALHO

Lá vamos nós falar de novo sobre emprego. Essa é uma das lacunas da atual sociedade. Uns lamentam que existem milhões e milhões de desempregados no Brasil. Inclusive fazem uma conta de que 33 milhões de pessoas estão passando fome no país. Pode até ser que isso seja em outro lugar. Mas aqui na nossa região e no Rio Grande do Sul como um todo, a lacuna do emprego é sobre dificuldade de se achar mão de obra. É exatamente o contrário do que propagam por aí. Agora os empresários de Bento e da Serra estão revoltados com o escândalo do trabalho análogo a escravidão. Segundo eles, é muito difícil encontrar mão de obra para trabalhar na colheita de uva e nas vinícolas. Claro que isso não justifica esse tipo de conduta. Nada justifica. Se bem que o caso precisa ser bem investigado primeiro. Mas no fundo os empresários têm razão na sua queixa. Uma entidade empresarial de Bento chegou a postar uma nota reclamando do excesso de assistencialismo. Segundo essa entidade, existem muitas pessoas que estão em idade produtiva, mas não trabalham pela simples razão de que estão amparadas pelos programas sociais do governo. É o popular Bolsa Família.

DAQUI

Vale lembrar que no ensejo da 48ª da Festa do Figo, vários agricultores daqui reclamaram da dificuldade de se conseguir mão de obra para trabalhar na colheita. Temos que guardar as devidas proporções com relação ao que aconteceu em Bento, porém a dificuldade parece ser a mesma aqui e lá. Inclusive ficou bastante claro que alguns agricultores não ampliam a área de produção de figo porque sabem que não terão quem faça a colheita. Garantido mesmo, só quando os vizinhos se ajudam. Mas não nos esqueçamos. Dá mesmo para acreditar que tem 33 milhões de pessoas passando fome.

110 MIL

A Prefeitura de Nova Petrópolis oficializou na sexta-feira, 24 de fevereiro, a assinatura do termo de parceria com as associações do Conselho Distrital do Vale do Caí e de Moradores do Pinhal Alto para 2023, com a finalidade de fortalecer e fomentar as atividades rurais no município. No ato, realizado no gabinete, o prefeito Jorge Darlei Wolf, e os presidentes das entidades, Waldir Zühl e Laurício Seger, acertaram detalhes do convênio.

CARROS ANTIGOS

Neste fim de semana vai acontecer o tradicional Encontro de Carros Antigos no Centro de Eventos. Vai ser na sexta-feira, sábado e domingo, das 8h30 às 19h. Contato pelo telefone (54) 99949-3868, com Sergio Cemin.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.