Conecte-se conosco

Geral

Mais de trinta anos criando suculentas no jardim de casa, em Ivoti

09/03/2023 - 13h12min

Casal Revaldo e Valdi inventaram um passatempo criativo na aposentadoria (FOTO: Geison Machado Concencia)

Ivoti – Um casal simpático e muito querido planta suculentas há mais de trinta anos na Rua Strassburger, no bairro Bom Jardim. Revaldo Strassburger, de 84 anos, e Valdi Strassburger, de 81 anos, cultivam no jardim de casa, um paraíso de mais de 700 suculentas. E essa beleza toda é resultado do tempo e do zelo com que eles cuidam de suas plantas.

A princípio, era apenas um hobby de Valdi e Revaldo. Mas, com o passar do tempo, o que era apenas um passatempo rendeu frutos: começaram a ter uma procura pelas plantas. As pessoas ficaram interessadas e começaram a comprar. No início, foi para moradores da proximidade, mas, hoje, chegam a vender para visitantes e turistas.

Plantar e criar suculentas deixou de ser um ofício e é um motivo de felicidade para o casal. “É um passatempo. Gosto de mexer na terra. É muito bom, uma terapia para nos”, disse Valdi. E não falta dedicação para cultivar as suculentas. Valdi faz boa parte do trabalho, cria a maioria das plantas, cortando e reproduzindo a espécie.

Colhendo bondade

E o cuidado com as plantas se reflete em outras áreas da vida. O zelo do casal com as suculentas se reflete na criação dos filhos. Todos criados, com seus filhos. Um dos primogênitos mora ao lado dos pais, e acompanha toda a entrevista, logo que a equipe de reportagem adentrou na residência. Os dois têm até bisnetos que constantemente visitam o bisavô e bisavó.

Outro amigo do casal é o cachorro Belinho, de 6 anos. Um brincalhão dócil e amável, igual aos donos. E bem cuidado, da mesma forma que Vidal cultiva suas suculentas.

História

Plantar suculentas sempre foi um desejo de Valdi e Revaldo, mas, em função da rotina diária, não tinham tanto tempo para se dedicar ao ofício. Antes de se aposentar, os dois tiveram um atelier de calçados e chegaram a trabalhar para grandes empresas da região. Revaldo, inclusive, chegou a exercer a profissão como caminhoneiro, até que abriu sua própria empresa.

Em 1989, quando, finalmente, aposentaram-se resolveram se emprenhar em um hobby que tanto gostavam. E desde já, não pararam mais.

Processo

Valdi trabalha bastante na estufa, onde adora passar os dias. Não pode ficar muito mais tempo, já que precisa ajudar a cuidar do marido Revaldo. Mas ela garante que ama fazer o que faz. E conta um pouco do processo que envolve a criação das plantas.

As mudas são cortadas de outras plantas já crescidas e depois cultivadas, novamente, em outro pote. A terra é especial e vem de Lindolfo Collor, contendo os nutrientes essências para cultivar a planta.

Rua

Revaldo Strassburger é natural de Ivoti e mora na mesma rua que leva o nome de seu pai, Arthur Strassburger. Durante muito tempo morou na esquina com a Av. Presidente Lucena, hoje, na casa ao lado.

 

 

Por Geison Machado Concencia

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.