Colunistas
Que se lixe a camada de ozônio
Por que Ivoti acumula tantos montes de galhos pelas ruas da cidade transformando-a num lixão a céu aberto? Até é engraçado. O Ministério Público interdita a área onde eram depositados os restos de vegetação desde galhos, troncos de árvores, folhas. A interdição é mais do que justa porque o público em Ivoti se transformou numa disputa do ruim contra o pior entre os dois últimos governos que estiveram no poder por 30 anos com exceção do PMDB (atual MDB) de Paulo Buchmann, que governou de 1993 a 1996.
É ASSIM
A propósito, este é o PMDB, ele entrou, deu uma olhadinha, não gostou e resolveu ficar na periferia, mas sem assumir compromissos. Paulo Buchmann entrou pela porta da frente e saiu pela porta dos fundos tipo João Figueiredo, último presidente militar do Brasil, que certa vez disse que gostava mais do cheiro de cavalo do que de pessoas. Figueiredo literalmente saiu pela porta dos fundos. O negócio dele era cavalo. No entanto, muitas pessoas adotam o ditado que é o seguinte: quanto mais conheço os homens, mais admiro os cães.
VOLTANDO
Certa feita, no começo do ano passado, o promotor foi lá e interditou aquele depósito de entulhos da natureza, mas que são perigosos, e a Prefeitura ficou sem ter onde colocar os galhos e árvores que continuam crescendo com ou sem interdição. Aí como o secretário da época era muito ruim e os prefeitos antes de Martin assumir eram piores ainda, os galhos ficaram espalhados pelas ruas. O negócio era colocar uma cruz em cada um: “aqui jaz um monte de entulho falecido tal dia e que ainda não encontrou um cemitério para ser enterrado”.
MUDANÇA
Pois assumiu o novo prefeito com o intuito de arregaçar as mangas e enfrentar todos os problemas do município. Todos de uma feita é impossível porque não são poucos. Mas enquanto o secretário anterior tem um estilo de trabalhar que nos remetia a 2030 para botar as coisas nos eixos, o atual secretário é bem mais lépido e não tolera passos de tartaruga. Anunciou esta semana que a área onde por 10 anos eram depositados os entulhos de galhos está limpa. Portanto, tudo foi removido abastecendo as lavouras dos colonos como adubo. A natureza produz adubo e os prefeitos anteriores não sabiam. Não é fantástico isso?
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
Como é possível a população inteira se calar e aceitar o que aconteceu com a cidade onde ficaram por mais de um ano depositados entulhos em plenas ruas e se decompondo como se cada rua fosse uma lixeira a céu aberto? Como a população não se levantou, já que os prefeitos da época acharam isto a coisa mais natural do mundo? Só por aí constatamos quem nós elegemos para administrar o município.
TARDE
Pena que é tarde. Mas cada rua onde tem entulhos depositados os moradores deveriam ter feito uma fogueira de São João. Assim matariam dois coelhos com uma cajadada só. Não teríamos mais entulhos e teria havido uma bela roda de quentão, pinhão e pipoca em torno da fogueira. E no dia seguinte a rua estaria limpa. Que se lixe a camada de ozônio. Já que o secretário do Meio Ambiente disse que era para deixar os entulhos na rua que, com o tempo, iam se deteriorar, teríamos dado um cabo numa tacada só decompondo tudo numa vez só.