Geral
Profissionais da educação de Estância Velha recebem capacitação
Ação visa aprimoramento diante do caso de violências contra os alunos
Os profissionais da educação de Estância Velha passaram por uma capacitação sobre o Protocolo da Rede Municipal de Educação e Cultura que trata de Orientações aos Profissionais de Ensino sobre Manejos em Situações de Violação de Direitos Humanos. Ele foi criado a partir da crescente necessidade apresentada pelas escolas municipais frente a situações nas quais os estudantes apresentam violação de direitos, sejam elas violência física, sexual, psicológica, por privação, abandono ou negligência ou ainda violência autoinfligida.
O objetivo do documento é sugerir estratégias e subsídios necessários para formulação e implementação na rede municipal de ensino, de uma rede de proteção integral, de metodologias de acolhimento e encaminhamento de crianças e adolescentes (alunos) em situação de risco e violação de direitos. A partir da identificação e acolhimento do estudante, a ideia é oferecer às vítimas, aos autores da violência e às famílias os encaminhamentos, e atendimentos necessários para auxiliar na superação das condições geradoras da violência, bem como nas suas sequelas.
Atualmente a rede integrada pela Secretaria de Educação e Cultura, conta com o Serviço Social, Conselho Tutelar, CAPS/UBS, CREAS e outras organizações, resguardando e protegendo os direitos da criança e do adolescente em situações de risco para as diversas formas de violência, através de estratégias de cuidado. “Entendemos que a escola é uma “porta de entrada” de casos de violência e, portanto, o lugar onde ocorre o primeiro acolhimento da situação. Por este motivo, a capacitação dos profissionais da educação, neste momento através das equipes gestoras, é fundamental para que as medidas a serem tomadas sejam adequadas a fim resguardar a vida e a integridade dos estudantes”, explica Rosane Becker, coordenadora do NAE.
Foto: Divulgação / PMEV