Geral
Moradores do Vale do Caí estão com problemas de transporte escolar
Vereadora cobra Prefeitura em busca de solução
Por: Gian Wagner Baum
Nova Petrópolis – Moradores da região do Vale do Caí que têm filhos estudando na escola Pedro Beck Filho estão com problemas no transporte escolar desde o ano passado. A informação é da vereadora Rafaela dos Santos (PSB), que através de um pedido de providências quer que a Prefeitura entre em contato com a empresa responsável pelo transporte público escolar e cobre explicações sobre as condições dos veículos. Na sessão desta semana, a vereadora relatou as denúncias que chegaram até ela através de moradores.
“Na semana passada recebi um abaixo-assinado de vários pais de alunos da Escola Pedro Beck Filho onde me relataram que, desde 2022, estão com problemas no transporte escolar. Em 2023, eles relatam que a situação continua preocupante em relação aos veículos que estão sendo enviados. O ônibus está, normalmente, em manutenção, ou se percebe que os problemas não estão sendo resolvidos, colocando as crianças em perigo. Outras vezes, sem cinto de segurança. Atualmente, essas crianças estão sendo levadas com uma van, onde não há espaço suficiente para todos se sentarem. Em alguns momentos, as crianças foram levadas de carro, por não haver ônibus em condições para levá-las à escola. Com o início do ano letivo de 2023, é dever da Prefeitura tomar alguma providência para melhorar as condições do transporte escolar”, argumenta a vereadora.
Secretaria afirma que não recebeu abaixo-assinado
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura que informou que a Secretaria de Educação não recebeu o abaixo-assinado mencionado pela vereadora. “No entanto, já tinha conhecimento da situação, através de mensagens enviadas por pais. Assim que tomou conhecimento da situação, a Secretaria de Educação acionou o setor de compras, que é o responsável pelos contratos do transporte escolar, e também acionou o setor de trânsito do Município”, diz a nota. “Uma segunda situação, em outra linha, chegou ao conhecimento da Secretaria de Educação, através de protocolo. O procedimento foi o mesmo da primeira situação. Além destas duas, não há protocolo de outras situações”, finaliza a Prefeitura que ressalta que a Secretaria de Educação emitirá uma notificação a todas as empresas de transporte escolar, para que atentem às exigências do edital.