Colunistas
Raul Petry – 04/04/2023
Panela de Pressão
CHURRASCO
Lembrem-se daquela história do churrasco regado a chopp promovido por alguns funcionários da Secretaria de Obras com o dinheiro da venda de luminárias antigas que eram retiradas dos postes para ceder lugar a novas lâmpadas de LED. Aquela história está quase no fim mas ainda não terminou. O Executivo instaurou Sindicância para apurar a verdade sobre os fatos e condenou o então secretário ao pagamento de R$ 2.000,00 para ressarcir os cofres públicos. É coisa do ano passado e o pagamento até agora não foi realizado. Segundo informa a Prefeitura está nos seus trâmites a cobrança. O secretário saiu, voltou a trabalhar na Prefeitura de Portão, não tem mais churrasco mas a chave de encerramento do episódio ainda não foi passada porque falta o pagamento.
ESPECIALIDADES
Provavelmente o Centro de Especialidades não vai mais ser concluído no mandato do atual prefeito. É o desenho de hoje. Estamos em abril e vamos que os trabalhos iniciem no segundo semestre. Um projeto desses não fica pronto em um ano. O serviço público no Brasil é pródigo em atrasar a vida das pessoas e, consequentemente, o crescimento do Brasil. Um loteamento ficou 14 anos tramitando na Prefeitura e outros quetais até finalmente ser aprovado no ano passado. É a própria Prefeitura atrasando o crescimento do município.
VIZINHO
Na semana passada foi inaugurado o Rissul de Estância Velha, o mais moderno e arrojado supermercado da rede Rissul, que tem mais de dezena de mercados do Vale dos Sinos até a Serra. O prédio tem 2.400 m2 de área útil e é fruto do arrojo do atual prefeito de Estância. Ele próprio vasculha empresas com potencial de se instalar em Estância Velha. A Luz da Lua também vai se instalar no município vizinho. No dia seguinte ao do incêndio da fábrica de Novo Hamburgo, Diego estava lá conversando com os proprietários e conseguiu levá-los para Estância. Outro dia um empresário de Ivoti contou que recebeu a visita de um prefeito. Não precisou nem dizer quem era porque na hora saquei que se tratava do prefeito de Estância. Ele havia ficado sabendo que o empresário de Ivoti ia investir 20 milhões numa fábrica e tentou levá-lo para lá. O projeto ainda não saiu do papel, mas o município mais cotado hoje é Campo Bom. De Ivoti ele nem fala.
SEM RESPOSTA
Várias pessoas me perguntam sobre o que vai ser no final das contas da antiga Hercosul, que foi vendido há questão de 2 anos para a BRF, que por último anunciou que tem pretensões de vender a fábrica de pet de Ivoti. Porque querem passar a empresa adiante não se sabe. O que se sabe é que a BRF está estruturando a venda da empresa de Ivoti. Reina um certo temor no ar sobre o futuro da empresa.