Estado - País - Mundo
Primeira etapa da revitalização da Sociedade Concórdia conta com tecnologia inovadora
Ivoti – A primeira fase da revitalização da Sociedade Concórdia está sendo marcada pelo uso de alta tecnologia. A partir desta segunda-feira (10), um sistema de scanner de imagens a laser está sendo utilizado para o levantamento cadastral do prédio, permitindo o tempo de trabalho desta fase de três a quatro meses. Estima-se que a primeira etapa de estar concluída dezembro, com os projetos projetados e complementares prontos. O investimento nesta fase é de R$ 180,3 mil.
O contrato entre a proponente Simples Assim e o Estúdio 1 Arquitetura, responsável pelo desenvolvimento dos projetos, foi assinado na quinta-feira (6). A empresa que prestará o serviço está sendo contratada por meio do Sistema Pró-cultura/Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS), com patrocínio da Weber Haus e Wall In. A iniciativa conta com o apoio e concretização da Prefeitura de Ivoti.
A Sociedade Concórdia é um importante símbolo cultural da memória de Ivoti. Criado em 1924 por imigrantes alemães e seus descendentes, o espaço conta com uma área de mais de 1200 metros quadrados e já foi palco para diversas atividades culturais. A arquitetura do local é composta por elementos do início do século XX e detalhes que retratam as características da comunidade que vivia na região nesse período.
A primeira etapa do restauro e revitalização da Sociedade Concórdia, viabilizada por meio do mecanismo estadual de à cultura, inclui o levantamento cadastral e mapeamento de danos, projeto projeto de revitalização, projetos complementares (elétrico, hidrossanitário, de acessibilidade), projeto expográfico e plano museológico. Além disso, serão realizadas ações educativas para jovens, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância de preservar o patrimônio histórico.