Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 11/04/2023
Nova Petrópolis
DETECTORES
Já expus minha opinião sobre a ideia de muitos pais, que gostariam que houvesse guardas armados nas escolas de Nova Petrópolis, principalmente nas creches. O trauma de Blumenau é muito grande. Mas embora a ideia tenha que ser considerada boa, não me parece nem um pouco viável do ponto de vista financeiro. Eu estimo que custaria entre 200 e 400 mil por mês para ter um guarda armado em cada escola de Nova Petrópolis. Fora outros custos. Acho que esse valor não caberia no orçamento municipal. Mesmo que coubesse, provavelmente estouraria o limite da folha do Tribunal de Contas. É uma questão prática. Como alternativa, muitos pais estão falando que equipar as escolas com detectores de metais já seria uma boa solução. Inclusive alguns prefeitos, ávidos em dar uma resposta após o massacre de Blumenau, estão anunciando que as suas escolas passarão a contar com detectores de metais. Em tese também é uma boa ideia, mas que dificilmente resiste ao mundo real. É só ficar pensando o que acontecerá quando o tal detector de metais apitar pela primeira vez na entrada da creche. Se tivesse algum guarda armado por lá, aí tudo bem. Ele vai lá e confere o que está acontecendo. Mas e se nessa creche tiverem apenas professores. Qual deles vai se habilitar a ir olhar a porta. Pode ser apenas um pai que está com o celular no bolso. Mas pode ser uma situação mais perigosa e os professores não vão querer se expor a um perigo desses. Acho que com toda razão. A única solução num caso desses seria chamar a polícia. Resta saber se aquele pai que só esqueceu o celular no bolso vai aceitar ficar esperando todo esse tempo para entrar na escola.
DILEMA
Para mim, ideias como os guardas armados ou até os detectores de metais nas escolas são muito fáceis na hora de falar. Mas na prática não são tão fáceis. E em consequência, vai ser preciso pensar muito em maneiras efetivas de tornar as nossas escolas mais seguras. Ideias que são fáceis em discursos oportunistas e em comentários alucinados no Face não servem numa hora dessas.
ALELUIA
No último domingo a PRF fez algo que deveria acontecer inúmeras vezes todos os finais de semana. Prenderam um motoqueiro que estava andando em alta velocidade na BR-116. Quero parabenizar os policiais envolvidos. O tratamento que esses elementos precisam receber é esse mesmo. Cadeia e nada mais.
LOCALIZAÇÃO
No feriado da sexta-feira santa eu fui junto com um grupo até o interior de Caxias do Sul. O que pude observar nessa viagem é que naqueles lados não existe esse abuso dos motoqueiros na BR-116. Fica parecendo que eles sobem só até Nova Petrópolis. Talvez o trecho de Ivoti até Nova Petrópolis seja onde a PRF deva agir com mais ênfase.