Colunistas
Raul Petry – 13/04/2023
Panela de Pressão
TENTATIVA
A Prefeitura vai fazer uma tentativa de deixar já em condições o novo estacionamento que vai ter nas imediações do Núcleo de Casas Enxaimel. A área foi comprada pela Prefeitura no lado de cá do rio e vai virar estacionamento. A Feira do Mel está em cima, mas dá tempo para deixar em condições de ser usada. Para estacionamento só precisa nivelar. Será muito necessário ter mais espaço para estacionamento. Agora na Páscoa em Ivoti já se teve uma ideia do que será o Buraco do Diabo na Feira do Mel, até então o maior evento de todos e que foi emparelhado pelo Festival da Cachaça e pela própria Páscoa.
POPULAÇÃO
O IBGE deve divulgar este mês ainda o censo do Brasil e a população de Ivoti vai ser de uns 23 mil e poucos habitantes. Achávamos pelas próprias informações do IBGE, que já teríamos de 25 mil para mais. Grande parte dos municípios ficaram abaixo do que imaginavam. O que importa não é o número de pessoas que moram aqui. Importa, isto sim, quem são, como se comportam, se são trabalhadores ou vagabundos, se cuidam da cidade ou se deixam lixo atirado pelas ruas. São de colonização alemã e temos que honrar os nossos antepassados que vieram da Alemanha, um país organizado e que está no topo das nações do mundo.
FLORES
Só acho que continuamos falhando no que tange ao nosso comportamento como Cidade das Flores. Muitas cidades vizinhas tem mais flores do que Ivoti. Isso não tem cabimento. Ninguém pode ter mais flores do que Ivoti, ninguém mesmo. Olha a Praça das Flores de Nova Petrópolis. Tem flores nas nossas praças. Que me lembre não. Se tem não dá nem para considerar de tão poucas. A Praça da Emancipação, a Praça Concórdia, a Praça Neldo Holler, elas não tem flores. Tinham que ser um jardim de flores. Sinceramente, como sempre disse e continuo dizendo. Ou cultivamos o espírito de Cidade das Flores na prática, porque só da boca para fora não adianta nada.
HISTÓRICO
Quem inventou esta história de Cidade das Flores? Só porque Ivoti quer dizer em tupi-guarani flor. Daí vem o slogan de Cidade das Flores. Até hoje não vi um único prefeito se manifestar publicamente a respeito. Tomar uma decisão a nível institucional de que daqui por diante vai ser diferente. Vamos realmente nos transformar numa cidade que respira flores e não só da boca para fora, ou nos papéis inclusive oficiais da Prefeitura. É muito chato ter que falar para as paredes a todo momento na tentativa das coisas mudarem a este respeito. Chega uma hora em que teremos que dizer das duas uma: ou paramos com tudo ou fizemos por onde.