Colunistas
Raul Petry – 19/04/2023
Panela de Pressão
SOCIEDADE CONCÓRDIA
Quase todas as noites está com as portas abertas e tem lá dentro alguma atividade. Um prédio histórico resgatado. Parabéns para nós!
PASSEIO PÚBLICO
Algumas coisas em termos de parceria entre os setores público e privado dão certo. Tipo a adoção de praças, que em Porto Alegre e outras cidades funciona bem. Agora mesmo por ocasião da Páscoa em Ivoti foi feito uma parceria entre a Prefeitura e o comércio e a aceitação foi boa. No entanto, o projeto de lei encaminhado pela vereadora Fabiani Heylmann não é da sua autoria. Ele pode ser do partido e mandaram ela assinar. O Executivo não quis, o vereador Satoshi não quis e aí pediram para Fabiani botar o nome dela no projeto. Ele autoriza o município a plantar flores no passeio público. Como se sabe, o passeio público é considerado propriedade do dono do imóvel. O que a Prefeitura quer?
MORADORES
O município disponibiliza as flores e mão de obra. E o resto os moradores se responsabilizam. É óbvio que não vai funcionar. De cada 10 moradores um vai cuidar das flores na frente do seu imóvel. E os outros 9 não estarão nem aí. Certas coisas o município tem que assumir por inteiro. Caso contrário um vai deixar para o outro. Neste caso das flores, o máximo que se pode esperar dos moradores é cuidar de seus jardins e florir o máximo que der a casa de cada um. Mas dentro da cerca. A rua, compreendido também o passeio público, tem que ser assumido pela Prefeitura. A lei diz que os moradores têm que cuidar do seu canteiro.
DE CIMA
<10>O problema é que o exemplo tem que vir de cima. Na nova calçada ao lado da Escola Concórdia, que dá uma quadra inteira, foi feito calçada e não deixaram um único canteiro para plantio de flores. O que custava terem deixado de 10 em 10 metros um canteirinho para arborizar. Daí se depreende que falta interesse em arborizar e ajardinar a cidade.
PISTA
A dica dada pelo vereador Ivanir Mees para fazer uma pista de caminhada ao redor do novo estacionamento na área comprada pela Prefeitura e onde será feito um novo estacionamento no lado de cá do Rio Feitoria, é excelente. Uma espécie de caminhódromo, que poderia ser incorporado ao acervo de atividades que o Núcleo de Casas de Enxaimel tem. Trata-se de área grande e que se presta para isso, por ser plana. Inclusive poderia se deixar uns pés de eucalipto na beirada para separar o caminhódromo do estacionamento.
NÚMEROS
Tinha um tempo em que a ex-prefeita Maria tinha de 50 a 70% dos votos na mão. Era o tempo de ouro, em que tudo que ela tocava reluzia como ouro. Hoje em dia se calcula qual o atual percentual de votos de pessoas que votarão sempre nela, ela ainda tem. Não são mais os 50% de antes, mas ainda são muitos. Um bom começo para começar a pensar em concorrer de novo.