Geral
Descaso: lixo volta a ser jogado na mata fechada em Picada Café
Picada Café – Um acesso ao Rio Cadeia, onde já houveram acampamentos, momentos de lazer, descontração, banho refrescante e diversão, hoje é cenário de descarte irregular de lixo. O fato está ocorrendo no Bairro Esperança, ao lado da Rua Carlos Utzig. Há cerca de duas semanas os moradores denunciaram o descaso e pedem providência das autoridades para que o material seja recolhido e o local volte a ser espaço de lazer aos moradores.
PLÁSTICO, CALÇADOS E ATÉ GARRAFAS DE VIDRO
A reportagem do Diário esteve no local e constatou o descarte irregular. São dois pontos de lixo, há poucos metros do Rio Cadeia. Caso haja grande volume de chuva há chance do rio subir e levar parte do material. Entre o montante encontrado há calçados, plástico e cerca de 20 garrafas de vidro. Duas delas, inclusive, quebradas, podendo causar um acidente. Os moradores lamentam que o local, que já foi espaço de lazer e entretenimento, hoje esteja nessas condições. “A gente era acostumado sentar na sombra, fazer churrasco, aproveitar o espaço em família. Hoje é perigoso alguém pisar num vidro e se ferir”, afirmou um dos moradores. Ele afirma ainda que parte do lixo foi descartado por moradores próximos ao local. “Só temos a lamentar porque há coleta diária aqui no bairro. A natureza deve ser preservada para que as novas gerações possam usufruir dela”, opinou.
O que diz a Prefeitura Municipal
A reportagem do Diário procurou a Prefeitura Municipal para se manifestar a respeito do descarte irregular de lixo. O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Néco Linck, lamentou que ainda há pessoas que façam esse tipo de descarte. “A gente faz campanha de conscientização, trabalha a separação nas escolas, tudo para manter a natureza limpa. A população possui um importante papel nos ajudando a preservar e identificar quem faz esse descarte irregular”, frisou. O secretário afirmou ainda que o material será coletado para que a comunidade possa usufruir do espaço com segurança novamente.