Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 05/05/2023

05/05/2023 - 07h26min

Panela de Pressão

IRRITAÇÃO

Este assunto dos galhos depositados na rua irritou vereadores semana passada. Na verdade, a cidade tinha sido limpa deste tipo de entulho. No entanto, nas últimas semanas começou de novo o acúmulo de entulhos de galhos de podas de árvores pela cidade. Tem bairros em que tem em todas as ruas. O problema não está no depósito dos entulhos. Nas cidades vizinhas é feito a mesma coisa. Só que nos outros os entulhos são levados para um local, onde acontece a trituração ou mesmo o descarte. Aqui em Ivoti os entulhos são triturados no local, na rua mesmo. Como o processo é lento e demorado, apenas um triturador não dá conta nem por nada.

QUEDA DE BRAÇO

Prá falar a verdade, seriam necessários três trituradores para dar conta da quantidade de entullhos que são depositados na rua. E olha lá! O que me intriga sem saber como fazem, é que em Estância Velha e Dois Irmãos, bem como em Nova Petrópolis, não há este problema. Em Nova Petrópolis, os entulhos são levados direto para o destino final, que foi aqui uma vez o Ceami no bairro Bom Pastor. A Prefeitura de Ivoti comprou uma vez um triturador desses que não foi barato e parece que está parado, sem serventia. Os vereadores não se conformam com a situação da cidade e a falta de atitude do poder público. Como as podas começam agora a tendência é que, se nada for feito, as coisas vão piorar. Numa determinada oportunidade, quando o Ministério Público meio que proibiu o depósito dos entulhos no Ceami, contamos 400 pontos de espalhados pela cidade. O problema só foi resolvido quando terminou a queda de braço entre o Ministério Público é o prefeito da época.

SUGESTÃO

Uma sugestão seria somente recolher os entulhos e levá-los de novo para o Ceami ou outro local e lá fazer a trituração. Ao menos, desta maneira, se tiraria os montes de galhos em decomposição adiantada e os recentes das ruas. Porque se poluem o meio ambiente no Ceami, na rua não é diferente. Os vereadores querem que as partes se entendam. Porque se num município vizinho são recolhidos in natura, porque aqui não poderiam. Neste caso um caminhão trabalhando daria conta tranquilamente. Como está não pode continuar.

CONFUNDIDO

A cidade cresce e a criminalidade também, embora seja pouca em Ivoti. As câmeras de vídeo inibem muito a ação dos assaltantes. Esta semana foi assaltado um mercado na Morada do Sol e o assaltante saiu caminhando tranquilamente. Como sua fisionomia era parecida com um morador das imediações, a polícia bateu na casa do morador e não era ele. Ele foi parar nas redes sociais e a foto dele se espalhou pela cidade. Ele teve que fazer um BO para comprovar que não tinha nada a ver com o assalto. Mas aí o estrago já estava feito.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.