Estado - País - Mundo
Morador de Morro Reuter torna-se empreendedor de oportunidade e obtém sucesso
“Batalhei muito e as coisas foram dando certo”
O tema empreendedorismo está muito presente na vida das pessoas. Para o desenvolvimento das cidades, o seu fomento é tão importante como saúde, educação e trabalho. O empreendedorismo vai além da busca de um negócio próprio, ele precisa de planejamento, gestão, liderança e trabalho em equipe, por exemplo.
Além disso, exercer um comportamento empreendedor sério e correto, se torna um diferencial na ocupação de empresário. Desta maneira, que José Vanderlei Bauer, de 56 anos, casado com Kátia Wittmann, de 53 anos, enxerga sua empresa de toldos e fachadas, que abriu em 1996, na Rua Bela Vista, 287, no Centro da cidade.
O empresário também entende que a Cidade da Lavanda é boa de se empreender, mas que precisa diversificar sua mão de obra, o que é muito importante para o desenvolvimento da comunidade.
“Morro Reuter é uma cidade limpa, ordeira, segura e boa de se morar e trabalhar, que tem uma prefeita fantástica. Porém, ainda carece de mão de obra diversificada para que mais empresas maiores venham investir aqui.”
Empreendedor de oportunidade
José Bauer é uma daquelas pessoas que avistam um novo espaço de atuação e planejam o começo do negócio. “Em 1996 saí da empresa que estava e comecei a fazer alguns bicos em casa. Então surgiu a oportunidade de produzir uma faixa para a escola que minha esposa lecionava. A partir daí, várias pessoas pediram para eu fazer esse tipo de serviço, como gosto disso e tenho o dom de desenhar e pintar, resolvi iniciar nessa atividade.”
Bauer conta que concluído o serviço com aprovação do cliente, consequentemente mais trabalhos foram surgindo. “Foi um período que trabalhei bastante, inclusive à noite, nos finais de semana e feriados, por conciliar com o trabalho de cinegrafista, pela empresa Flash & Bauer Foto e Vídeo.”
Empreender não é só lidar com números, também depende de persistência, dedicação e muito esforço para vencer. “Batalhei muito e as coisas foram dando certo, consegui construir o prédio que hoje funciona a minha empresa”, disse José.
A empresa atende a região, grande Porto Alegre e Serra. O quadro funcional é composto pelos colaboradores Alef Pires e Andrei Schuck, que trabalham com Vanderlei há 12 e 11 anos, respectivamente.