Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – Mauri Marcelo Toni Dandel – 10/5/23

10/05/2023 - 15h16min

Dois Irmãos

ELOGIOS
Dias atrás, elogiei a Polícia Civil e a Brigada Militar, enfim, as forças de segurança da nossa cidade. Foi naquela semana que tinha aqueles boatos de ataques às escolas no Brasil. Outro dia, elogiei eventos e o trabalho de alguns políticos. Aí, alguns dias depois, alguém comentou que, quando fazia a Coluna dos Parabéns, era chato, porque o elogio nem sempre era merecido, porque os elogiados “não faziam mais do que a obrigação”. Em linhas gerais, foi isso! Me lembrei na hora de algo que tinha acontecido há uns 15 anos comigo mesmo!

FRENTISTA
Na década passada, quando elogiei o trabalho dos bombeiros, BM e Civil na região (era um editorial que eu escrevia, nem era a Começo), uma pessoa veio até mim e disse que “eles são pagos para fazer isso”. Esta pessoa disse algo assim: elogiar político, funcionário público, policial e tal é o mesmo que você estacionar no posto, o frentista abastecer teu carro e tu ficar elogiando o cara porque ele abasteceu, mas ele só fez isso porque tu pagou”. Está tudo certo, cada um pensa como quiser, tudo é relativo.

DIFERENTE
Há uma diferença muito grande entre ser pago para fazer e fazer um bom serviço. O frentista poderia derramar gasolina na lataria do carro e deixar por isso. Ou demorar dois dias para abastecer o carro.
Da mesma forma, um prefeito poderia ganhar pago e não fazer nada pelo seu município; um policial ou funcionário público poderia não fazer um bom serviço, apesar de ser pago para tal. Já pensou se eu estacionasse um fusquinha para abastecer 50 pila e alguém estacionasse uma camioneta de 500 mil para encher o tanque e o frentista mandasse furar a fila? E tem a questão da corrupção ainda e tudo mais.
XINGAM A NOVA GERAÇÃO
E tem mais: e se fosse como em outros países onde não tem frentista? Ou seja, aqui o frentista faz tudo pra gente e não merece um “obrigado”? Nos EUA, a gente estacionou e ficou lá como bobo sem saber o que fazer, até porque a gasolina não é em litro, mas medida em galão (e “galão em inglês”, ainda – piadinha!). Até que “um frentista” veio e nos ajudou! Será que só assim para a gente entender o bom serviço do outro?
E mais: estamos falando desde exemplo de 10 ou 15 anos atrás. Então, imagina hoje em dia, com a quantidade de pessoas (os mais antigos) que vivem dizendo que “hoje em dia ninguém mais quer trabalhar, que esta geração aí não quer nada com nada e ‘talecoisa’?”
Pois então, não vou discutir esta última fala, mas, volto a dizer, há uma diferença grande entre ser pago para fazer e entre fazer e fazer bem feito. Por isso, vou sempre elogiar quem trabalha bem e quem se esforça. Parabéns a você que se esforça e faz a diferença no seu dia, no dia dos seus colegas de firma e no dia de todo mundo (mesmo sendo pago ou mal pago para fazer)! Esta é a mensagem do dia de hoje! Então, parabéns à polícia que nos ajuda a viver em uma cidade segura!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.