Conecte-se conosco

Geral

Nova Petrópolis fará melhorias de acesso ao Pinheiro Multissecular

15/05/2023 - 15h12min

Equipes da Prefeitura realizaram visita técnica (Créd.: Adriana Rabassa)

Nova Petrópolis – Uma equipe composta pelas secretarias de Meio Ambiente, Educação e Vigilância Ambiental em Saúde realizou uma visita técnica na quarta-feira, 10, ao Pinheiro Multissecular. Localizado na Linha Imperial, esse exemplar de araucária é estimado ter mais de mil anos, de acordo com registros históricos. O objetivo foi avaliar possíveis melhorias para a área, que recebe um grande número de visitantes diariamente.

A visita ao Pinheiro contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Jorge Lüdke, e da proprietária do terreno onde a árvore está localizada, Lourdes Margarida Grings. Durante a inspeção, foram analisados diversos aspectos, incluindo o acesso às passarelas que levam à árvore, as próprias passarelas, corrimãos, bancos de madeira e lixeiras metálicas, além da trilha em aclive até o Pinheiro.

Melhorias

Com base nas observações realizadas, a Prefeitura planejará um projeto para implementar melhorias, especialmente no que diz respeito à acessibilidade. Além disso, a iniciativa visa buscar o tombamento do Pinheiro Multissecular como patrimônio natural de Nova Petrópolis, reconhecendo sua importância histórica e cultural.

O Pinheiro Multissecular está localizado no Sítio Dona Amália, cuja propriedade pertence à família do primeiro prefeito do município, Lino Grings, que faleceu em 2016 aos 91 anos. O acesso público ao Pinheiro foi inaugurado em setembro de 1998, conforme registros dos jornais da época.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.