Estado - País - Mundo
Cultivando a agricultura durante todas as horas do dia em Dois Irmãos
Agricultora voltou para ajudar seus pais, e cuidar da propriedade da família
Dois Irmãos
Bruno Wingert
O gosto pela agricultura muitas das vezes vem de casa, de uma raiz familiar. No caso da agricultora Daniela Becker, de 46 anos, não é diferente. Natural de Dois Irmãos, ele segue cultivando a tradição da roça que seus pais lhe ensinaram.
Com 18 anos ela começou a trabalhar em uma fábrica de calçados, onde ficou durante 13 anos. E em seguida seus pais fizeram uma proposta para ela voltar para casa e cuidar da propriedade da família e deles também. Ela de pronto aceitou, e mesmo sabendo da responsabilidade não ficou com medo e resolveu encarar.
Daniela junto com seu irmão cacula foram os únicos dos sete irmãos que seguiram na roça. Na propriedade da família na Rua Pedro Becker ela nos mostra como é ter uma vida no campo. A agricultora destaca o quanto é trabalhoso lidar na vida na roça, mas ao mesmo tempo gratificante de seguir uma tradição familiar.
Vida no Campo
Com criação de galinha, ovelhas e vacas todo dia precisa fazer pasto para os bichos. Além de botar o gado no campo, para que eles possam se alimentar.
Para viver trabalhando na roça, deve ser ter muita dedicação e empenho, para principalmente superar os dias de calor e frio. Daniela acorda diariamente às 05h20, começa a tratar o gado, tirar o leite e alimenta suas galinhas e só termina lá pela noite. “Acordo cedo porque sempre se tem alguma coisa para fazer na roça, como tirar o leite, não tem como ficar parado.”
A agricultora sempre manteve suas raízes na roça e não se arrepende de ter voltado. “Minha família sempre morou aqui, claro é uma rotina que não é facial, mas já estou acostumada”, destaca. Trabalhar na agricultura não é uma tarefa fácil, pois na rotina de domingo a domingo é preciso lidar com várias situações do dia a dia e que precisam ser superadas. Mas de uma coisa se tem certeza, a profissão que está conectada a suas raízes e é feita com muito amor, sempre rende bons frutos.
Durante esse tempo Daniela fez um curso de inseminação para poder trabalhar lidar com os bichos na roça e busca se estabelecer nesse ramo na melhor maneira possível.
Criação
A criação de galinhas é uma atividade que também consiste na propriedade de Daniela. “Nossa produção de ovo também é grande e isso para nós é muito importante, pois tem custo menor para se manter elas”.
Além da criação dos animais Daniela cultiva também sua horta doméstica que nos dias de hoje é saudável, pois evita agrotóxicos e conservantes, o que proporciona uma alimentação menos prejudicial à nossa saúde. “É muito bom ter esses tipos de produtos em casa, frescos, sabemos de onde vem, e que não tem nenhum veneno e faz muito bem para a saúde”, destaca Daniela.