Notícias
Mudas e visita na Usina encerram Semana do Meio Ambiente em Dois Irmãos
No sábado (10), perfeito para desfrutar do Meio Ambiente, a distribuição de mudas e o passeio para a Usina de Reciclagem marcaram o encerramento da 26ª Semana do Meio Ambiente de Dois Irmãos.
Na Praça do Imigrante, na Avenida 25 de Julho, antes das 8hs, já havia pessoas aguardando o início da entrega da mudas de árvores nativas. Quaresmeira-roxa, manduirana, escova-de-garrafa, jabuticabeira, pitangueira, araçazeiro, manacá-da-serra, cerejeira-do-mato e ipê-amarelo (árvores símbolo de Dois Irmãos), foram as espécies distribuídas pela Administração Municipal.
Uma das primeiras a chegar, foi a aposentada Cléria Backes, moradora do centro. Ela recebeu uma muda de manacá-da-serra e disse que vai plantar na calçada. O secretário municipal de Planejamento e Sustentabilidade, João Jordan da Silva, destacou o objetivo da ação. “Incentivamos o replantio, a conscientização e o cuidado com as árvores nativas da nossa região”, enfatiza o secretário.
Também foram distribuídas sacolas ecológicas, de uso permanente, não descartável, estampadas com a frase vencedora do concurso Vamos juntos lembrar o Bioma Mata Atlântica!. Produzidas exclusivamente para serem entregues nesta edição da semana do Meio Ambiente, as sacolas ecológicas, são um incentivo a substituição das sacolas plásticas, que não possuem reciclagem.
A manhã, ensolarada e de clima agradável, teve ainda um passeio até a Usina de Reciclagem de Dois Irmãos. O Trenzinho do Vale levou os passageiros até Picada Verão, no interior do Município, onde funciona a Usina Reciclagem.
Na chegada os visitantes foram recepcionadas pelos mascotes da coleta seletiva de Dois Irmãos, a Seleca e o Seleco. Durante a visita a representante da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores e Catadores de Dois Irmãos, Delci Simch, explicou sobre o funcionamento da triagem e deu dicas de separação e acondicionamento dos resíduos.
Uma das passageiras foi a agente de saúde, moradora do bairro Primavera, Márcia Gregory. Pela primeira vez na usina, ela fez questão de elogiar a iniciativa. “Deveria ser feito mais vezes, para mais pessoas conhecerem o trabalho na usina”, afirmou Márcia na despedida do local.