Região
Mais de 180 pessoas tiveram que deixar suas casas em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Napp, aproximadamente 183 pessoas tiveram que deixar suas residências no Município entre a noite de quinta-feira (15) e sexta-feira (16).
“Muitas delas com o auxílio de barcos, onde as casas já tinham sido inundadas e as pessoas não conseguiam mais sair por conta própria”, explica. Para outras solicitaram que saíssem, pois, o nível da água estava aumentando.
Napp conta que os bairros mais atingidos são os que costeiam o Arroio Feitoria: Navegantes, Beira Rio, União e Portal da Serra.
“Atendemos desde quinta-feira, por volta das 20h, quando a chuva começou. Foram mais de 50 ocorrências, porém, o número de atendimentos é maior, pois contamos uma ocorrência a cada rua que íamos, só que lá várias pessoas estavam precisando de ajuda.”
O trabalho das equipes foi realizado junto da Defesa Civil, Brigada Militar, SAMU e também voluntários.
Imediatamente, uma central de ajuda foi mondada no ginásio do Colégio Imaculada Conceição onde estão sendo recebidos e entregues itens de primeira necessidade para moradores que tivera que sair às pressas. Também foi montado um grupo no whatsapp – Juntos – em que a comunidade se comunica para levar auxílio para quem precisa.
Além disso, já estão sendo feitas ações para que a comunidade possa começar a se reconstruir aos poucos, como o 7º Chá dos Voluntários do Hospital São José que, neste ano, será revertido na íntegra às pessoas atingidas pela enxurrada.