Conecte-se conosco

Região

Mais de 27 mil pintinhos morrem afogados após queda de barranco em Santa Maria do Herval

20/06/2023 - 15h48min

O que a água não levou, está morto dentro do aviário (FOTO: Gilnei Capeletti)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – No Município a quantidade de água que transbordou dos rios e córregos entre a noite de quinta-feira (15) e sexta-feira (16) trouxe pavor à comunidade – que já vivenciou a devastação de uma enxurrada sem precedentes em fevereiro de 2011.

E, mais uma vez, os estragos foram muitos. Além dos alagamentos, as encostas ficaram fragilizadas pelos dias ininterruptos de chuva e caíram, bloqueando ruas e causando diversos transtornos.

Frangos de dois dias

Na subida para o Padre Eterno Ilges a queda de uma barreira atingiu parte do aviário e, consequentemente, a água entrou. “Ele tinha frango pequeno de dois dias. 27 mil pintinhos. O que a água não levou, está morto dentro do aviário”, lamentou o vice-prefeito e secretário de Obras, Gilnei Capeletti. Além dos animais, o produtor contabiliza enormes danos na estrutura.

COMUNIDADES ATINGIDAS

De acordo com a prefeita Mara Stoffel as equipes estão trabalhando desde a madrugada de sexta para sanar os prejuízos decorrentes do ciclone extratropical. “Tem muito serviço. As regiões mais atingidas são Padre Eterno Baixo, Ilges, Amizade, Centro, Vila Seguer e Morro dos Bugres.”

Mara explicou que uma casa foi atingida por um barranco na Vila Seger, e há outra que estão fazendo avaliação devido às rachaduras na terra. “Ontem (segunda) a equipe técnica foi a campo para fazer o levantamento.”

Casa atingida por barranco na Vila Seger (FOTo: Gilnei Capeletti)

Equipes trabalhando incessantemente

Gilnei está acompanhando o trabalho das equipes incessantemente. “Estamos nos virando nos 30.”

Dezenas de ruas foram danificadas. Algumas ainda não foram totalmente desobstruídas, como entre o Rio Loch e Jammertal – onde teve uma queda de barreira de mais de 100 metros. “Tiramos na segunda-feira, ainda falta ajeitar a rua. Ainda estragou a retro e tivemos e consertar. Mas não consigo nem ir adiante, porque falaram que depois ainda tem mais duas caídas e, por enquanto, está tudo trancado.”

As equipes também ficaram dois dias seguidos em Padre Eterno Ilges, na estrada que vai para o Frankenthal, onde surgiu um enorme atolador. “Já estamos há um dia e meio trabalhando para tentar arrumar.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.